VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 10 de outubro de 2010

Os 10 animais mais coloridos do mundo

A vida é feita de cores, não é mesmo? Elas marcam momentos, lugares, pessoas… e animais. Em muitos casos, suas cores e brilhos têm funções e lhes conferem várias vantagens. Confira a lista e, se quiser adicionar outro bichinho à lista, sinta-se à vontade para comentar:

CAMALEÃO PANTERA
O camaleão pantera tem a incrível habilidade de mudar de cor para se esconder. Vermelho, branco, verde e azul são apenas algumas de suas possíveis cores. Aposto que o guarda-roupa dele é mais rico do que o nosso, mas, ao contrário de nós, ele não pode escolher o que vai vestir; sua mudança de cor é na verdade afetada pela temperatura, pela luz e até mesmo pelo seu humor.

SALMÃO VERMELHO
Os seres humanos mudam de cor: ficam bronzeados no verão, ou vermelhos quando sentem vergonha. Mas imagine se a cor da sua pele mudasse completamente com o ambiente? Isso é exatamente o que acontece com o salmão-vermelho. Normalmente, sua cor é azul e prata, mas ele fica vermelho e verde no período antes da desova.
AVE DO PARAISO


pássaro macho tem uma plumagem colorida fantástica, dança, faz pose e muda completamente a sua forma para cortejar as fêmeas (que tem aparência menos exótica). As aves do paraíso têm grande importância cultural para os nativos da Nova Guiné. Lá, suas penas e peles são comercializadas, e, por isso, algumas espécies estão em extinção.

TRAGOPAN TEMMINCKII

Este pássaro impressionante é encontrado nas florestas do sul da Ásia. Ele tem um topete laranja e marrom e seu peito parece um tubarão-baleia deitado em cima de um coração. A cor azul de seu rosto é realmente a sua pele, e não penas. Não é nenhuma surpresa que ele seja considerado o faisão mais bonito do mundo.
DRAGÃO DO MAR


O dragão do mar é uma criatura colorida do mundo subaquático. A fêmea produz 250 ovos de uma vez, e quem cuida deles é o macho, que não pode perdê-los – pudera, afinal eles são cor-de-rosa brilhantes. A forma do seu corpo permite que eles se escondam dos predadores disfarçados entre as algas. A espécie é encontrada ao longo das costas da Austrália.

PATOLA DE PÉS AZUIS

Esse pássaro é raro. Normalmente, é encontrado nas ilhas Galápagos, no Pacífico, mas podem ser vistos também em várias outras ilhas tropicais e subtropicais. Os brilhantes pés azuis do macho atraem as fêmeas, por isso é uma sorte para eles quando eles perdem uma temporada de acasalamento. Na próxima sua sorte aumenta, já que seus pés ficam ainda mais brilhantes.

PEIXE PALHAÇO

É, o peixe-palhaço pode parecer muito bonito, na sua cor laranja com listras brancas, além de ser mais conhecido pelo filme “Procurando Nemo” mas eis um segredo: ele vive coberto de limo. Esse peixe depende essencialmente das anêmonas-do-mar – ele vive dentro delas para se proteger de predadores e graças ao limo ele não se queima com a planta como o resto dos seres marinhos. Além disso, há uma curiosidade ainda mais estranha sobre esse peixinho. Eles vivem em grandes comunidades, com apenas uma fêmea, um macho maior e outros machos menores que não conseguem se reproduzir. Se a fêmea morre, o macho maior muda de sexo, virando uma fêmea, e outro macho que antes não conseguia se reproduzir toma seu lugar como “macho alfa”.

FLAMINGP-PEQUENO



As pessoas dizem que nós somos o que comemos. No caso do flamingo-pequeno, isso é literalmente verdade. Sua famosa cor rosa vem de pigmentos das algas que ele come. O flamingo-pequeno é o menor e mais abundante de sua família, e é encontrado na África e algumas partes da Ásia. Estas belas aves são caçadas e comidas por babuínos, gatos selvagens e águias.

AGUILHÃO - VELA

Esse peixe é o mais rápido do qual temos conhecimento. Dizem que ele nada em uma velocidade de até 112.65 km/h. Suas listras azuis acendem quando ele está caçando, confundindo suas presas e deixando seus companheiros caçadores saberem o que ele está fazendo.


BORBOLETA MONARCA

Você sabia que as belas cores da borboleta servem como um alerta para os predadores não as comerem porque elas são venenosas? Mas as borboletas-monarcas são provavelmente mais conhecidas por sua migração para o sul da América do Norte. Elas voam quando chegam as primeiras geadas do inverno. Ela é a única borboleta que migra do norte para o sul, como os pássaros. [Listverse]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683