VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rio São Francisco: 509 anos e 2 milhões de litros de poluição em Pirapora


Internautas e ambientalistas marcam o 509° Aniversário do Rio São Francisco, o rio da unidade nacional, com a denúncia de um grande crime ambiental no município de Pirapora (na região Norte de Minas Gerais). O crime vai na contramão do movimento de revitalização ambiental da Bacia hidrográfica.

O Rio São Francisco completa 509 anos de descobrimento histórico recebendo mais de 2 milhões de litros de poluição (sem tratamento) despejados diariamente pelo Distrito industrial em Pirapora. Água de cor escura, muita espuma e um odor quase insuportável, que periodicamente se propagada pela parte alta da cidade.

“Há muito tempo aguardamos providências da Câmara municipal, do COPAM, do Ministério público, Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, Comitê da Bacia, PM Ambiental e FEAM. As análises químico-físicas (a primeira delas através do Serviço Autônomo de água e esgoto/SAAE) já foram solicitadas para apontar tecnicamente a empresa responsável pelo crime”, informaram os denunciantes.

O grupo vem utilizando o orkut, o facebook, youtube, blogs e e-mails para ampliar a extensão da denúncia e ganhar apoios. Enquanto isso, a cada hora, mais de 80 mil litros de poluição é despejada no pequeno porto que serve os pescadores e a região da comunidade rural do Pernambuco.

O mesmo material poluente foi encontrado (com grande volume) em um ponto da rede de captação em frente a empresa têxtil que supostamente é a responsável pela produção do dejeto. O rio da integração nacional, em Pirapora, é motivo de vergonha geral.

Vídeos contaminação Rio São Francisco.

Max Rocha e Vilmara-Stuart para o EcoDebate, 08/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683