VOCE É NOSSO VISITANTE N°

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Por que a lama tóxica da Hungria é vermelha?


Se você está acompanhando as notícias sobre o desastre ambiental na Hungria com certeza já reparou que a lama tóxica é vermelha. Mas por que ela tem essa coloração? Nós temos a resposta!

A lama é, basicamente, um resíduo obtido durante a produção de óxido de alumínio – ou seja ferrugem. E é isso que dá à lama a cor avermelhada. No entanto a composição química da lama vermelha varia com a qualidade dos processos pelos quais ela passou.

O processo para criar a alumina foi desenvolvido por Karl Bayer, em 1888 e, basicamente, consiste em refinar bauxita usando soda cáustica – isso em altas temperaturas. O produto dessa reação é vermelho e é insolúvel em água: ele só é removido através de filtragem e decantanção.
Segundo a Unidade de Desastres Nacionais da Hungria, a lama é cáustica, levemente radioativa e pode queimar a pele mesmo através da roupa. É muito tóxica se for ingerida e sua poeira pode causar câncer de pulmão.

Apesar de sua toxidade e de ser um subproduto, essa lama pode ter algumas utilidades – desde ser usado em produtos de cerâmica, em estradas e em tijolos. [Life's Little Mysteries]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683