VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 5 de março de 2013

Consumismo X Consumidor - Causa e efeito

Publicado Diária das Gerais 26/02/2013.
César Torres
 
Consumismo é o ato de comprar produtos e ou serviços sem necessidade e sem a devida consciência de seus efeitos. É típico das sociedades capitalistas que agem compulsivamente, atos descontrolado e que se deixa influenciar facilmente pelas campanhas publicitárias massificadoras.     Esta geração foi denominada como “a sociedade de consumo”, existem casos que o consumismo se tornou uma doença. É quando a pessoa consumista só consegue obter prazer na vida ao comprar coisas. Situação como esta, é necessário um tratamento psicológico rigoroso.

            Por outro lado o consumo consciente é aquele em que as pessoas compram produtos que são necessários para sua vida. Pesquisam os melhores preços e buscam produtos de empresas que produzam de forma sustentável e que não agridam a natureza.

            Já foi o tempo em que os ambientalistas eram considerados contrários ao progresso. Sabemos que buscar o equilíbrio ambiental é uma das ações mais nobres do ser humano. Martin Luther King disse que aprendemos a voar, como os pássaros, a nadar como os peixes, mas que ainda não aprendemos a conviver como irmãos. Nosso maior adversário não está no outro, mas em nós próprios. Essa manifestação vinda de um homem sábio retrata o modelo de cultura que caminhamos nos últimos anos.

            Precisamos diferenciar o que é ser consumidor ou  consumista, e tentarmos mudar nosso comportamento. Já imaginou se você se encontra entre as pessoas que já adquiriu o vício do consumismo. É bom fazer uma reflexão, pois o planeta precisa dessa conscientização para sua sustentabilidade, vejamos a diferença e suas consequências.

            O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas que juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social. Acabam por viver um mundo de fantasia com consequências não só para o meio ambiente, mas,\ também para a própria pessoa que vive o desespero de ter que administrar dívidas sem fim, atitudes que são também reflexo baixa autoestima.
           
           As consequências são as piores, vivem alienados, são explorados no trabalho devido a necessidade de suprir o consumo, multiplicação de supérfluos contribuindo para o aumento do lixo e em consequência um maior impacto ambiental na produção.       O consumismo possui uma maior incidência nas mulheres. Por outro lado o consumidor somente compra produtos e serviços necessários para sua vida. Veja como é mais saudável ser um consumidor consciente, gera um maior equilíbrio financeiro, com menos stress e uma maior contribuição para a sustentabilidade no planeta. Seja você um consumidor consciente. Pense nisso!

2 comentários:

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683