VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 24 de março de 2013

Dia Mundial da água – Uma comemoração inglória.



Artigo de César Torres

                O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente no dia 22 de Março. A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

                 Várias atividades ocorreram nos municípios de nossa região, com a participação de instituições de ensino e órgãos governamentais, bem como as ONGs que buscam nesse dia uma maior conscientização para o uso racional da água. Sabemos que a conscientização de nossas crianças hoje é que poderá fazer a diferença no futuro. Motivo de alimentarmos ainda nossa esperança.

           Os recursos de água tem impacto em vários setores, como a saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria, comércio e sustentabilidade ambiental.

           As alterações climáticas são responsáveis por grandes impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e afetam os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

           O seu desequilíbrio e a escassez de chuvas em algumas regiões do Brasil tem proporcionado crises econômicas seríssimas. A ONU em seu relatório sobre a água afirma que morre no planeta, um ser humano a cada 15 minutos por falta de água.

           Apesar do conhecimento de toda população da necessidade de rever os conceitos de consumo e a necessidade de cuidar mais deste líquido tão precioso e finito, a sociedade parece desconhecer a realidade e continua com o desperdício e a poluição de nossos mananciais. A sociedade parece não perceber o caminho sem volta que é a redução acelerada de água potável no planeta.

           Diante de tanto descaso da sociedade pergunto; será que temos mesmo algo a comemorar?  Hoje a nossa opinião a respeito das questões ambientais é simplesmente mais uma  das infinitas divulgações que buscam a sensibilização de uma sociedade que se matem fria e apática. Vivem como se não morassem no planeta terra, ou se o homem fosse capaz de dar a solução para todas as reações que o planeta em sua fúria desferir contra as nossas ações insanas.


Origem da Comemoração e Data
A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu no Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas visando o uso racional da água e promover a sua sustentabilidade do planeta

A água potável no planeta
  • O volume total de água no planeta Terra é de 1.4 bilhões km3. Os recursos de água doce aproxima os 35 milhões km3 (cerca de 2.5% do volume total de água).
  • Destes 2.5%, cerca de 24 milhões km3 (ou 70%) estão em forma de gelo (zonas montanhosas, Antártida e Ártico).
  • 30% da água doce disponível estão armazenadas no subsolo (lençóis freáticos, solos gélidos e outros). Isto representa 97% de toda a água doce disponível para uso humano.
  • Os lagos e rios de água doce contêm aproximadamente 105.000 km3 (ou 0.3% de toda a água doce mundial)
  • O total de água doce disponível aproxima os 200.000 km3 - menos de 1% de todos os recursos de água doce disponíveis.
  • A atmosfera da Terra contém aproximadamente 13.000 km3 de água.
  • 70% da água doce é utilizada na agricultura irrigada, 22% na indústria e 8% no uso doméstico.
  • Em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 habitantes, a água do solo está a sendo usada de modo mais rápido do que a sua reposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683