VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 19 de março de 2013

Rondoniense cria vaso sanitário ecológico que não precisa de água


No lugar da água, o vaso sanitário ecológico criado por Mário despeja cal nas fezes, transformando-as em um pó que pode ser utilizado para fertilizar a terra. | Foto: Divulgação

Morador de uma área de garimpo em Rondônia, Mário Benedito da Silva criou um vaso sanitário que não utiliza água. Além de neutralizar o odor das fezes, a invenção sustentável evita a contaminação do solo e transforma os dejetos em um pó, que pode até ser usado como adubo.

No lugar da água, o vaso sanitário ecológico criado por Silva despeja cal nas fezes. Além de neutralizar o mau cheiro, esta solução impede a liberação de metano, responsável pela contaminação do solo, dos lençóis freáticos e até pelo aumento das temperaturas no planeta.

“Não polui solo, subsolo, lençol freático, camada de ozônio. E ainda reaproveita aquilo que era um grande problema, que é o rejeito humano, para a construção civil e, no campo, para adubo. Porque as fezes têm nitrogênio, fósforo, potássio, além da cal, que regula a acidez”, diz o inventor.

O modelo sustentável também limpa a urina das pessoas com uma solução que evita o desperdício de água da descarga de fluxo. “A higienização é feita com xampu concentrado e um pouco de água, formando uma espuma e higienizando o vaso”, revela o rondoniense.

Batizado de “Baú Sanitário Ecológico”, o vaso sustentável já é produzido, mas o Mário ainda aguarda propostas de investidores para iniciar a fabricação em larga escala. De acordo com a Sabesp, um vaso sanitário convencional gasta até 14 litros de água a cada descarga de seis segundos. Com informações do Catraca Livree da Agência Brasil.  Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683