VOCE É NOSSO VISITANTE N°

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Jovem de Berlim cria projeto para promover consumo consciente de carne


O jovem mantém um site com fotos dos porcos saudáveis de uma fazenda orgânica. Foto: MeineKleineFarm

O consumo exagerado de carne pode ser prejudicial à saúde e ainda é uma opção insustentável. Para desestimular este hábito, o jovem alemão Dennis Buchmann lançou o projeto "MeineKleineFarm" (em português, Minha Pequena Fazenda).

Sabendo que os consumidores compram com mais frequência os produtos já fatiados, Buchmann pensou que se os clientes vissem os animais isso poderia reduzir a compra. A ideia dele é fazer com que as pessoas tenham sempre em mente a associação de bifes salsichas e costelas com vacas, frangos, porcos e ovelhas, por exemplo.

Em fazendas industriais a maior parte dos porcos é criada em confinamento. Ficam entre quatro paredes e amontoados, o que os torna agressivos. Para amansá-los, os fazendeiros removem seus dentes e rabos.
A maioria das pessoas que fazem suas compras no supermercado não sabe qual a procedência dos animais, em que condições foram criados, não veem as lavouras e os vegetais onde eles se alimentaram. Para conscientizar a população, Buchmann criou este projeto "MeineKleineFarm" , lançado em novembro de 2011.

O jovem mantém um site com fotos dos porcos saudáveis da fazenda orgânica de um colega de trabalho, Bernd Schulz. Ao contrário daqueles que preferem sensibilizar os internautas postando fotos agressivas de maus tratos aos animais. Desta forma, os clientes veem os animais antes de comprar sua carne. “MeineKleineFarm é o um projeto com o qual quero que as pessoas comam menos carne e de maneira mais consciente. Quero que elas pensem sobre o seu consumo de carne”, diz Buchmann. 

A fazenda de Bernd Schulz não foi encontrada por acaso. O jovem entrou em contato com uma associação de fazendeiros orgânicos para ajudá-lo a achar uma produção de carne apropriada. O próximo passo foi convencer Schulz a participar de seu projeto.

O fazendeiro cria 80 porcos, três javalis e alguns leitões. Em comparação às fazendas tradicionais, a duração de vida dos porcos é quase o dobro. Além disso, os animais são mais saudáveis.

No site são expostas as fotos de nove porcos que foram abatidos e viraram salsicha. A ideia de Buchmann é provocar as pessoas. “Se você quer comer carne, tem que matar um animal. Eu acho isso aceitável se o animal tiver tinha uma vida digna. Se você não consegue encarar o fato que os animais precisam ser mortos para que se consuma carne, então você precisa se tornar vegetariano”, afirma.

A vice-presidente da Fundação Albert Schweizer (organização alemã de proteção de animais), Mahi Klosterhalfen, acredita no trabalho da MeineKleineFarm e diz que isto aumenta a transparência. Mas, faz algumas críticas, como o fato de não ter fotos do abatimento no site. “Obviamente é melhor do que uma fazenda industrial e nós apoiamos qualquer iniciativa em tratar os animais de uma maneira mais humana, mas também encorajamos as pessoas a darem o próximo passo, e sempre há um próximo passo”, disse Klosterhalfen.

Buchmann trabalha em um laboratório, que tem o objetivo de discutir como as tecnologias digitais podem ser usadas a favor do setor social.  Ao contrário do que muitos possam imaginar, ele não é vegetariano, nem tem a intenção de se tornar um. Ele gosta de carne, porém se preocupa em saber em quais condições o animal foi criado. Com informações da DW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683