Com um crescimento de área plantada em média de 30% ao ano, segundo o
Embrapa, a agricultura orgânica e ecológica dá sinais de vigor no Brasil. l
Foto: Tomas Castelazo (CC3.0)
Os supermercados são a grande fonte de produtos orgânicos ao consumidor
brasileiro, seguidos a alguma distância por lojas especializadas e feiras
típicas. Dados pesquisados pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados
revelam um crescimento de 8% em sua comercialização nos supermercados,
alcançando R$ 1,12 bilhão em 2011.
O departamento de economia da ABRAS também realizou recortes regionais de
informações de seus associados, demonstrando São Paulo como o grande mercado
para os orgânicos no País, responsável por 56,3% do faturamento total, seguido
por Pará (11,7%) e Minas Gerais (7,94%).
“O mercado de orgânicos nos supermercados tem apresentado um crescimento
constante, com grande incremento de produtos, deixando de se limitar aos
tradicionais hortifrutis. Nas grandes redes, a sua participação no faturamento é
da ordem de 0,3% e tende a crescer nos próximos anos”, afirma o presidente da
Abras, Sussumu Honda.
Com um crescimento de área plantada em média de 30% ao ano, segundo o
Embrapa, a agricultura orgânica e ecológica dá outros sinais de vigor no
Brasil.
O comprador típico de orgânicos é mulher, acima de 30 anos, possui alta
escolaridade, e busca neles acima de tudo a saúde. Suas principais queixas são:
o preço, a dificuldade em encontrá-los e a falta de variedade nas opções. O
perfil estatístico foi traçado em 2011 pela Organic Services, baseado em quase 2
mil entrevistas em pontos de venda de sete capitais brasileiras.
Uma outra avaliação da pesquisa ABRAS reflete que a adaptação do varejo às
demandas desse consumidor típico trazem resultados: quase 90% das vendas de
orgânicos são feitos por empresas de grande porte, com faturamento maior que R$
100 milhões – 60% pelas de faturamento maior que R$1 bilhão. É possível inferir
que tais redes ofereçam maior variedade de produtos e constituam uma fonte
perene de orgânicos, em contraposição ao varejo itinerante.
Nesta quinta-feira (24) se iniciou a Bio Fair Brasil, 8ª Feira Internacional
de Produtos Orgânicos e Agroecologia, que reune desde produtores de vinho,
azeites e molhos do sul do País até fabricantes de cosméticos à base de açaí,
guaraná e andiroba, extraídos de forma sustentável da Amazônia. A feira é
gratuita, aberta ao público e, fica até 27 de maio em São Paulo. Clique aqui para mais
informações.
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César Torres