VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pesquisador canadense mostra em estudo que energia solar é viável


O estudo afirma que a energia solar pode sim suprir as necessidades atuais e seu uso pela massa é uma opção realista l Foto: Achim Raschka (CC3.0)


Escolhas sustentáveis muitas vezes significam optar pelo mais caro. A energia solar é um exemplo de uma alternativa pouco viável economicamente, mas pesquisadores no Canadá refutam esta afirmação.
Recentemente, foi realizado um estudo na Queen University em que os especialistas mostram que a energia solar nunca foi tão possível como neste período que vivemos. Contradizendo analistas, eles afirmam que este tipo de energia pode sim suprir as necessidades atuais e seu uso pela massa é uma opção realista.

 "Muitos analistas projetam um custo maior para a energia solar porque não consideram os recentes avanços tecnológicos e reduções de preço", afirma Joshua Pearce, um dos responsáveis pelo estudo.

Pearce afirma que há maneiras de gerar energia solar com custo similar aos de fontes tradicionais. Ainda, de acordo com ele, os analistas contrários a energia solar não consideram uma redução de 70% no preço dos painéis solares nos últimos dois anos. Outra questão também que ele destaca é que a produtividade dos novos painéis cai entre 0,1% e 0,2% a cada ano, contestando os especialistas que afirmam que a queda seja de 1%.

O sistema de instalação é um dos fatores que tornam a energia solar um pouco mais cara. O custo dos equipamentos é definido pela eletricidade produzida, usando a escala dólar por watt. Em 2010, foi feito um estudo que estimou o custo em cerca de sete dólares por watt. Segundo Pearce, este valor em 2011 era inferior a um dólar. Com informações do Olhar Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683