VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Saiba como fazer uma horta vertical com madeira reaproveitada

 
 O modelo de horta vertical é ideal para pequenos espaços
 l Foto: Go Green Garden

Ter alimentos frescos e livres de agrotóxicos é um desejo alimentado por muitas pessoas. Melhor ainda é poder plantar o que vai ser consumido, em uma horta caseira ou pomar. No entanto, este é um privilégio para poucos, já que conseguir espaço disponível em residências é um verdadeiro desafio.

Para resolver este problema a norte-americana Anne Phillips criou um modelo de horta vertical que ocupa apenas o espaço de meia parede. Além disso, ele é feito com madeira reaproveitada, aumentando a sustentabilidade do trabalho.

No modelo original da horta, Anne usou estantes francesas de vinho. São painéis de madeira com buracos em que são encaixadas as garrafas. O formato é ideal para este artesanato. No entanto, como esse material é difícil de ser encontrado no Brasil, ele pode ser substituído por um modelo construído com madeiras de demolição ou madeiras descartadas por empresas que fazem manutenção de postes de rua. Neste caso é necessário fazer buracos na estrutura, por onde serão espalhadas as sementes.

Além do painel, é necessário “forrar” a parte de traz da estrutura com fibra de coco, que irá servir como vedador natural e ainda irá manter a terra e as plantas sempre no local adequado. O solo deve ser adicionado nos arredores dos buracos, pois assim as plantas irão germinar com mais facilidade.

O formato da horta é mais adequado para as plantas que precisam de drenagem constante. Por isso, a sugestão de Anne é de que sejam plantados diversos tipos de sementes, como: alfaces, rúcula, acelga, mostarda, morango e ervas. Com informações do Go Green Gardners - Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683