VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mudanças climáticas afetam saúde mental, afirma estudo

"Além dos danos físicos há sérios riscos dos eventos climáticos prejudicarem a saúde mental e o bem-estar das comunidades." l Foto: Mick Tsikas/Reuters

Uma pesquisa do Instituto do Clima da Austrália afirma que as mudanças climáticas podem afetar a saúde mental das pessoas. O estudo observou os fenômenos climáticos do país nos últimos anos. As crianças estão entre os mais vulneráveis.
De acordo com a entidade australiana, além dos danos físicos há sérios riscos dos eventos climáticos prejudicarem a saúde mental e o bem-estar das comunidades. A conclusão partiu da observação e pesquisa de diversos eventos climáticos como secas, inundações no leste do país, o ciclone Yasi (que ocorreu no início do ano). Fazendo comparações, eles verificaram que “a comoção e o sofrimento provocados por um evento extremo podem persistir durante anos”.

O Instituto do Clima estima que em uma região castigada por um forte descontrole climático, uma pessoa a cada cinco sofre inicialmente os efeitos do estresse seguido de danos emocionais e desespero. Há inclusive pesquisas que relacionam ondas de calor e secas a taxas elevadas de suicídio.
A pesquisa também acredita que as crianças são mais vulneráveis à ansiedade e à insegurança que na verdade são provocadas pela incapacidade dos adultos de lutar contra o desequilíbrio climático.
O Instituto esclarece que o objetivo do trabalho é aumentar a consciência em relação às possíveis consequências e chamar a atenção do governo, empresas e comunidades para que se posicionem sobre o assunto, para que haja mais investimento em prevenção.
Para o professor de saúde pública da Universidade Nacional Australiana, Tony McMichael, apesar de existir várias pesquisas sobre mudanças climáticas, poucas detalham as eventuais consequências para o bem-estar e saúde humana. De acordo com ele, este estudo é mais eficaz no sentido de mostrar “a face humana” das mudanças climáticas. Com informações do G1 e do Australian Climate Institute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683