A escola Preparatória Elleray, no Reino Unido, contratou o arquiteto Rob Gaukroger, da Kita Design Company para criar salas de aula ecologicamente corretas, usando materiais reciclados e dando nova utilidade a itens que já não tinham mais valor.
A escola foi apelidada de Treehouse (casa na árvore), pois está aninhada entreas árvores. O complexo foi construído para ter baixo impacto ambiental, com um orçamento extremamente apertado, devido à falta de fundos escolares.
Por causa desses problemas, Gaukroger realmente doou uma quantidade seu tempo e esforço para a construção da escola. O arquiteto doou também as cadeiras que os estudantes utilizam para manter o design consistente.
As salas de aula ficam acima da flora e fauna e são construídas a partir de uma estrutura de madeira com nervuras, que se ‘sentam’ em cima de palafitas, cobertas com telhas de castanha inglesa, e são conectadas por um deck feito de garrafas plásticas de leite recicladas e aparas de madeira. No verão, o deck poderá ser usado como sala de aula ao ar livre. A estrutura ainda funciona como uma galeria e espaço para eventos.
Tal como acontece com muitos dos projetos de Gaukroger, a escola centra-se nas técnicas de upcycle, reciclagem e arquitetura e design de baixo impacto.
Enquanto os sistemas de aquecimento e resfriamento executam a bomba de calor eficiente energeticamente (energia geotérmica), a água da chuva também é colhida para reduzir o uso de água potável. Além disso, cada sala é equipada com um conjunto de painéis solares que fornecem a energia necessária para a iluminação.
Muitos dos materiais para o projeto foram resgatados de edifícios antigos, deixando de ir para o aterro. Por estas características a escola recebeu o título BREAM excelente - método de avaliação para construções sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres