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quarta-feira, 7 de março de 2012

Sustentabilidade e Educação Ambiental

                             Matéria publicada No Jornal "Diário das Gerais - em 07/03/2012"




Estamos inaugurando um momento importante no Diário das Gerais, semanalmente trataremos de um tema que importa muito para a continuidade da vida no planeta. Sustentabilidade Ambiental.
 A sustentabilidade alcança à sociedade, a política, a cultura, a educação a arte, a natureza, toda economia, o planeta e a vida de cada ser humano. Fundamentalmente, importa conhecer em qual  perspectiva devemos utilizar o termo e praticar  a sustentabilidade. Diante da nova realidade mundial, podemos constatar que a sustentabilidade deverá ser tratada de maneira micro, isto é, localmente, pensando nas organizações macro, ou planetária.
Para um melhor entendimento da importância desse tema, vamos dar uma pequena noção dos princípios básicos para essa prática tão vital para humanidade. A macroperspectiva ambiental refere-se, essencialmente, ao documento Relatório Brundtland - intitulado “Nosso Futuro Comum (Our Common Future)”, publicado elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987. Neste documento o desenvolvimento sustentável é concebido como: o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
A microperspectiva, por sua vez, trata-se das necessidades sociais considerando os princípios básicos de sobrevivência. Podemos constatar, com uma percepção singular que, o nosso estilo de vida, o consumismo desacerbado, não nos dá uma perspectiva positiva de sustentabilidade micro em um mundo globalizado. O Relatório Brundtland apontava para a incompatibilidade entre o desenvolvimento e os padrões de produção e consumo vigentes. No entanto, o tema, deve ser dissecado até o seu mais profundo e longínquo alcance.  
Considerando a região em que vivemos como uma região que potencialmente pode crescer nesse processo preservacionista, dentro de um dos princípios básicos, a educação ambiental. É válido reconhecer que o leste de minas possui hoje, um alto nível de desenvolvimento cultural, o que favorece nossa afirmativa. Nosso desejo e interesse é mostrar os desencontros das políticas socioambientais, principalmente de nossa região, como forma de buscar a formação de uma consciência socioambiental proativa.
Outro dos grandes entraves para o cumprimento das premissas socioambientais estabelecidas do Relatório Brundtland é a injustiça social disseminada no planeta. Um assunto geralmente ignorado nas discussões dos grandes temas de busca da sustentabilidade, onde a prevalência dos interesses políticos e econômicos ganham o foco e atenção da maioria. A sustentabilidade somente terá os resultados esperados, considerando a responsabilidade socioambiental como corolário na construção de uma justiça social global.
Para o alcance de nossa visão socioambiental pela população devemos ter nossas ações educativas continuadas. Lembrando que as  ferramentas ideais para o processo educativo será sempre a informação, sabendo que não importa o alcance imediato de muitos, mas de alguns que possam transformar o seu estilo de vida como exemplo. É  comprovada a máxima que,  as palavras convencem, mas os exemplos arrastam.
            Vamos buscar em nossas ações a nossa responsabilidade e reconhecer o “Nosso Futuro Comum” como um objetivo, mudando nosso estilo de vida e reduzindo o consumo, e assim preservar o que ainda restou dos recursos naturais no planeta.

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César Torres

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