VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 25 de março de 2012

Sacolas plásticas, vamos erradicar essa praga?

Publicado dia - 20/03/2012
O plástico começa a ganhar mercado no pós-Segunda Guerra  Mundial invadiu o planeta em 1862, quando foi inventado pelo inglês Alexander Parkes. No Brasil, a utilização da embalagem plástica ganhou força na década de 70, quando substituiu o saco de papel. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF), apenas no Brasil circulam em média 18 bilhões de sacolas plásticas por ano.
Os sacos plásticos são, sem dúvida, auxiliares de grande importância para as indústrias e para e comércio em todo o mundo. Eles substituíram os sacos de papel as sacolas de tecido retornáveis e carrinhos de feira que eram usados no passado. Trouxeram para a sociedade a praticidade desses utensílios que servem apenas para transportar os objetos que compram e depois serem descartados. E o pior, descartados de forma inconsciente e impactante para o meio ambiente, em uma dimensão hoje insustentável.
Sacolas plásticas são feitas de polietileno, um produto do petróleo. Levam cerca de 500 anos para se decompor. Enquanto isso, acabam flutuando nos oceanos, lagos e rios, obstruindo postos de drenagem de chuva, causando enchentes, enchendo nossos aterros e dificultando a compactação dos detritos. O Mundo consome 1 milhão de sacos plásticos por minuto, o que significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano. Produzimos e usamos atualmente 20 vezes mais plásticos que há 50 anos, pois praticamente em tudo ele é utilizado.
A erradicação do plástico é vital para reduzir os impactos tão nocivos para o meio ambiente. Como não é possível a sua erradicação de uma só vez, podemos começar pelas sacolinhas usados nos comércios. Em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e agora em São Paulo e outras importantes cidades no Brasil já tornaram proibido o uso das sacolinhas plásticas pelo comércio. A proibição, a princípio, gerou alguns incômodos, o que propiciou também a população uma maior reflexão a respeito da crise ambiental que vivemos. Espera-se que os pequenos municípios também tomem a iniciativa mais rápida de aprovar uma Lei que regulamente o uso das sacolinhas. Inhapim já deu o pontapé inicial na microrregião do leste de minas, aprovou uma Lei que deverá ser implantada em breve.
A população muita das vezes não percebe que essa medida restritiva é necessária para mudar o avanço acelerado de degradação do planeta. A nossa contribuição individual é importante para a eficácia das medidas, devemos ter consciência da necessidade de contribuir, mesmo antes da lei, evitando o consumo excessivo de sacolas e o cuidado com o descarte. Porque não usar as sacolas retornáveis imediatamente? A exemplo de inúmeras redes de supermercados no país, que mesmo antes da promulgação das leis, já tiveram iniciativas sustentáveis abolindo as sacolinhas.
Vamos solicitar aos Prefeitos e Vereadores de nossos municípios a regulamentação de lei do uso de sacolas plásticas. Não temos muito tempo. O planeta está doente. Pensem nisso! Para saber mais sobre sacolas plásticas e poluição ambiental causada pelas sacolinhas: http://cesaratorres.blogspot.com.br/2010/10/pesquisadores-tentam-encontrar-meios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683