VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quarta-feira, 18 de abril de 2012

MIT cria carro elétrico ideal para grandes cidades


O Hiriko é um protótipo de carro elétrico feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em parceria com sete pequenas empresas da região basca da Espanha. O modelo foi pensado para o uso nas cidades, pois seu tamanho facilita o encontro de vagas para estacionar e, acima de tudo, não emite poluentes.



O nome do carro já exemplifica todo o ideal em que foi baseado. Ele provém de duas palavras bascas: Hiri, que significa urbana, e Ko, que em português é carro. O automóvel segue o modelo dos compactos e a primeira versão, com lugar para duas pessoas, deve estar nas ruas da Espanha já no próximo ano.

O Hiriko é tão pequeno que três deles podem ser estacionados no espaço que normalmente seria ocupado por somente um sedan padrão. Além disso, as rodas são montadas no canto do chassi, permitindo que o carro se mova lateralmente para entrar mais facilmente na vaga.

Kent Larson, líder do projeto, explica que o automóvel é ideal para a locomoção em grandes cidades, onde o tráfego intenso não permite que a velocidade seja muito alta. O Hiriko não foi feito para o uso em estradas, pois não atinge altas velocidades, segundo Larson o ideal é que o carro trafegue a pouco mais de 30 km/h.

A baixa velocidade confirma o perfil idealizado por seus criadores, de que as pessoas que utilizam carro nas grandes cidades fazem essa opção pela privacidade e flexibilidade que não são oferecidos pelos transportes públicos. Outro ponto positivo é a autonomia do carro, que pode chegar a 160 quilômetros em uma mesma carga. O design também chama a atenção. Sem portas laterais, a única saída do automóvel é pela frente.
A projeção é de que o Hiriko seja comercializado a 12.500 euros, o equivalente a 28.500 reais. Com informações da ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683