VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sustentabilidade – O futuro do planeta em xeque.

Matéria Publicada no Diário das Gerais 03/04/2012
César Torres

O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo, não nos pertence. Estamos criando o amanhã aqui e agora. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos ambientais globais, alheios às mudanças planetárias. Mas devemos aprender que somos os principais atores desse imenso teatro e que estamos agora mesmo modelando nosso futuro e o futuro das próximas gerações. A problemática da sustentabilidade, neste início de século, possui um papel central nas discussões e reflexões em torno das dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se delineiam como possibilidades. O consumo sustentável é uma das condicionantes na garantia da auto recuperação dos recursos naturais do planeta e da permanência da vida na terra.

 Os fenômenos climáticos extremos provocam as transformações do meio ambiente em que vivemos, esta é uma manifestação da natureza pelo uso exaustivo dos recursos naturais e das agressões da sociedade ao nosso habitat. O egoísmo, a ambição desenfreada, o consumismo sem limites, em uma visão egocêntrica da sociedade, buscando somente uma vida de aparências e futilidades criando assim a incerteza do futuro. Essa é a cultura que estamos desenvolvendo e transferindo para as futuras gerações, como uma magia que está vencendo a linha do tempo. Tudo isso à custa da derrubada das matas, queimadas, extinção de espécies, poluição do ar, do solo  da água etc.

Não importa se todo esse descaso com o planeta terá consequências drásticas, o que importa para a sociedade é a aparência de ter o melhor carro, a melhor casa, a roupa de grife, uma conta bancária polpuda, etc. A continuar no mesmo ritmo, não poderá as futuras gerações usufruir o que hoje existe, já que o planeta reclama e manifesta sua fúria com reações inimagináveis, se encontrando a beira de um colapso total. Essa visão catastrófica dos ambientalistas vem causando descontentamento  em muitos, principalmente os capitalistas, que sentem como uma barreira ao progresso, e considera que os mesmos tratam as questões ambientais com o mesmo radicalismo e fanatismo dos religiosos fundamentalistas orientais.

  Apesar de não ser natural de Inhapim, passei toda minha vida nessa cidade e pude testemunhar as grandes e importantes mudanças ambientais ocorridas nas últimas décadas. O rio Caratinga e o Córrego São Silvestre, são duas micro bacias hidrográficas de importância vital para a cidade, pude  testemunhar sua vasão ser reduzida em quase 50% nos últimos 40 anos. Não tão somente os rios sofreram as transformações, mas, as nossas reservas florestais foram quase todas extintas, e em consequência a biodiversidade, a exemplo do pássaro Inhapim que deu o nome a cidade, razão de  nossa geração não conhecer a espécie.

Acredito que nem tudo está perdido, tanto que venho dedicando meu tempo disponível em buscar conhecimento e levar a minha contribuição para mudanças de atitudes de nossa sociedade. Inhapim cidade de minha residência, como a maioria dos pequenos municípios, possui deficiências por ações antrópica e depende da vontade política dos governantes e a participação da sociedade para superar esse grande desafio. Para nossa alegria já em 2010 o executivo municipal de Inhapim implantou uma Usina de Reciclagem e Compostagem do Lixo, eliminando assim esse passivo ambiental herdado de longas datas.

Para se ter ideia da irresponsável comodidade da sociedade, 278 municípios de Minas Gerais ainda contam com lixões, apesar de terem passado por dezenas de advertências ao longo dos anos. Recentemente o Ministério Público deu ultimato aos prefeitos que estão sujeitos a serem indiciados por crimes ambientais. Por que será que o ser humano corrige as suas mazelas somente sobre pressão? “Se o desenvolvimento da civilização é tão semelhante ao do indivíduo, e se usa os mesmos meios, não teríamos o direito de diagnosticar que muitas civilizações, ou épocas culturais - talvez até a humanidade inteira - se tornaram neuróticas sob a influência do seu esforço de civilização?” Sigmund Freud

A reciclagem é o primeiro passo para um salto no controle de nossos resíduos sólidos para sua destinação correta, com a possibilidade da coleta seletiva  gerar  emprego e renda. É importante termos consciência que água, alimentos, combustíveis e tudo que consumimos precisa ser usado com racionalidade. Trocando em miúdos, é inadiável que cada cidadão promova uma saudável mudança de hábitos no cotidiano, é um exercício que implicará na manutenção de uma vida sustentável. Um bom exemplo para reflexão é o slogan ambientalista “Pensar Globalmente e Agir Localmente” que serviu de inspiração para o capítulo 28 da Agenda 21, que pede maior atenção com as cidades, já que estas são fundamentais para implementação das políticas propostas no documento e é a cidade onde existe hoje, a maior concentração da população mundial.

                Muito temos que fazer, e em outra oportunidade mostraremos como podemos ser importantes em todo processo de recuperação e manutenção da sustentabilidade do planeta, economizando dinheiro e ou faturando como o nosso descarte. Encerro o texto com uma mensagem da carta escrita em 1855, pelo cacique Seattle ao Presidente dos Estados unidos.
“O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683