VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Supermercados podem devolver dinheiro da compra de sacolas plásticas


A dona de casa Helena Célia Ribeiro substituiu as sacolas plásticas por ecobags e se diz satisfeita com a troca l Foto: Elza Fiuza/ABr
Uma alternativa atrativa para consumidores e supermercados pode ser implantada para minimizar a polêmica das sacolinhas. A ideia é que o cliente compre uma embalagem, e após usá-la a devolva ao estabelecimento, para receber seu dinheiro de volta.

A medida é uma alternativa ao fim da distribuição gratuita das sacolas de mercado, que começa a vigorar a partir desta quarta-feira (4), no estado de São Paulo. A medida faz parte de um acordo assinado, em fevereiro, entre o Ministério Público, o Procon e a Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Através de campanhas, panfletos e anúncios, os consumidores são orientados a levarem sacolas retornáveis, mas é comum que eles se esquecem de levá-las, pois a prática ainda não faz parte do cotidiano de muitas pessoas.

Quando o cliente se esquece de levar sua sacola precisa comprá-la no estabelecimento para levar seus produtos. Casos assim foram comuns no início do ano quando os supermercados adotaram este método, o que gerou e ainda gera muita confusão.

Por conta disso, a Câmera Técnica do Procon-SP apresentou a solução das sacolas “vai e vem”. O cliente compra a sacolinha, retorna para o estabelecimento após o uso e o dinheiro é devolvido. Desta forma, os consumidores mais esquecidos terão uma opção sustentável e economicamente viável.
A Apas planeja adotar esta alternativa e a instituição também busca baratear o preço das sacolas reutilizáveis, além de orientar os associados a distribuir caixas de papelão.

Muito além dos interesses econômicos envolvidos é hora de colocar o meio ambiente em primeiro lugar. O impacto do plástico no planeta é enorme, mas esta questão pode ser amenizada, principalmente, através da redução. Além disso, existem outras opções mais sustentáveis e econômicas. Com informações do Destak.Redação CicloVivo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683