VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 22 de março de 2011

Brasileiros têm dificuldade para dar fim ao lixo eletrônico


Se for descartado de qualquer jeito, coloca em risco a saúde de muita gente e do planeta. Mas dar um destino ecologicamente correto ao lixo eletrônico pode não ser tão fácil assim.

Sabe aquela TV quebrada, aquele computador ultrapassado que não serve para mais nada? Um relatório da ONU revelou que o Brasil é o país emergente que produz o maior volume de lixo eletrônico por habitante. O Fantástico mostra que não é nada fácil dar cabo dessas tranqueiras.

Veja dicas do Instituto Gea para se livrar do lixo eletrônico

Impressora quebrada, secretária eletrônica antiga e o rádio-relógio: tudo isso é lixo eletrônico. São 40 milhões de toneladas por ano, no mundo inteiro. “Todos esses aparelhos velhos contêm materiais tóxicos dentro”, explica Ana Maria Luz, ambientalista do instituto GEA.

Ou seja: se forem descartados de qualquer jeito, colocam em risco a sua saúde e a do planeta. Só que dar um destino ecologicamente correto ao lixo eletrônico pode não ser tão fácil assim.

Nós fizemos um teste em três capitais: São Paulo, Fortaleza e Vitória.

Como tantos brasileiros, o aposentado Guilherme Filgueiras, Vânia e o administrador de empresas Marcelo Cavarzere têm um monte de tranqueiras em casa.

A repórter Renata Cafardo pergunta para o Marcelo o que ele poderia fazer com o aparelho de som quebrado. “Na minha opinião, isso é lixo”, comenta o administrador de empresas.

O desafio de Marcelo é ligar para prefeituras e empresas em busca de informações. Em São Paulo, o fabricante da secretária eletrônica de Marcelo informa que não recolhe o produto. A prefeitura, por sua vez, fala para entrar em contato com a subprefeitura de Santana, o bairro onde Marcelo mora. A atendente diz que pode mandar buscar o equipamento.

Marcelo: E o que vocês fazem com isso?
Atendente: Eles levam para um terrenão em que eles jogam as coisas.
Marcelo: Eles levam para um terrenão e jogam as coisas, é isso?
Atendente: Eles separam, e o que não vai eles jogam no terreno.

Em nota, a subprefeitura de Santana garante que houve um mal-entendido. O lixo, diz o texto, é encaminhado para cooperativas cadastradas.

Em Fortaleza, mais jogo de empurra dos órgãos públicos. Na secretaria de Meio Ambiente do município ninguém atende, em pleno horário comercial. Guilherme liga para a empresa que recolhe o lixo da cidade, e a orientação é procurar a Federação das Indústrias do Ceará. “Aqui, no Ceará, eu não tenho conhecimento de pessoas que recebam esse tipo de material”, informa a atendente.

E em Vitória? Depois de nove ligações para lugares diferentes, Vânia consegue falar com o atendente do programa "Bota Fora", da prefeitura. Ele conta o que é feito com o lixo eletrônico coletado: “o lixo coletado é jogado fora, lá para os lados de Cariacica, esses cantos aí. Quem joga lá é a empreiteira. É um lixão lá que eles têm mesmo”.

A prefeitura de Vitória negou, também em nota, esse tipo de prática. Para Vânia, Marcelo e Guilherme, o sentimento é de frustração. “Fica complicado se desfazer de uma maneira correta”, reclama o aposentado Guilherme Filgueiras.

Nosso teste mostrou que o brasileiro ainda recebe muitas informações confusas. Afinal, o lixo eletrônico é responsabilidade dos fabricantes ou do governo? Não foi aprovada, até hoje, uma lei federal para regulamentar a questão.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos se arrasta há 19 anos no Congresso. “Dezenove anos é um pouco inexplicável para um projeto de lei tão necessário ficar esse tempo todo aí”, declarou o analista ambiental Felipe Andueza.

Enquanto isso, o consumo não para de crescer. Este ano, a expectativa da indústria é de vender 14 milhões de computadores e 68 milhões de celulares. Ou seja: vem muito mais lixo por aí.

E o que o consumidor deve fazer se tiver um produto eletrônico que ele não usa mais em casa? “O consumidor deve ligar para a indústria que produziu o seu equipamento e perguntar se ela tem algum programa de coleta e reciclagem desse equipamento”, diz Felipe.

Se a empresa não tiver, uma opção é procurar instituições, como uma em Guarulhos, São Paulo. Nela, os aparelhos são consertados e doados a escolas públicas e comunidades pobres.

A sucata que não dá para reaproveitar segue para empresas certificadas de reciclagem. “Mesmo dando um pouquinho de trabalho, pesquisa. Você vai ajudar a formar a cultura desse novo mercado de reciclagem que o Brasil tanto precisa”, declarou Rodrigo Baggio, diretor do Comitê de Democratização de Informática.

O importante é ter certeza de que o seu eletrodoméstico não vai parar em qualquer lixão ou "terrenão" por aí.
Fonte: Globo.com


E-LIXO: O QUE É ISSO?


Todos os dias, milhares de aparelhos e equipamentos eletrônicos - como Ipods, TVs, computadores e outros - são substituídos, pois tornaram-se obsoletos, aos olhos de seus donos. Isto acontece devido à velocidade com que novos aparelhos são lançados e novas tecnologias que surgem, num processo planejado que visa obrigar o consumidor a substituir seus aparelhos, na maioria das vezes ainda funcionando, por novos, contribuindo para o aumento do chamado lixo eletrônico ou sucata eletrônica.

Podemos definir como LIXO ELETRÔNICO, ou E.LIXO, tudo o que é proveniente de equipamentos eletro-eletrônicos, incluindo aparelhos celulares, computadores, impressoras e periféricos.

Não se sabe a quantidade exata de lixo eletrônico existente no Brasil. Porém, segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o número de aparelhos celulares em uso chega à marca de 130,5 milhões de unidades e a de computadores, nas empresas e residências, de 50 milhões de aparelhos[1], que muito brevemente ficarão obsoletos e serão substituídos por equipamentos mais modernos.

Sob o ponto de vista ambiental, o lixo eletrônico se configura em um grave problema, desde a sua produção até o seu descarte. Para serem produzidos, os computadores e outros aparelhos consomem uma enorme quantidade de recursos naturais, água e energia. Como exemplo, podemos citar o consumo de água para se produzir um único laptop: 50.000 litros de água[2] ! Se considerarmos que a vida útil desses equipamentos é muito curta (tempo de vida médio de um computador: 3 a 4 anos; tempo de vida médio de um aparelho celular: 1 a 2 anos), é possível avaliar a quantidade imensa de lixo que o descarte de eletrônicos significa, e que tende a piorar cada vez mais com o passar dos anos. Porém, o pior fator de poluição do chamado e.lixo é seu conteúdo: fazem parte de sua composição diversos metais pesados – como o chumbo, o cádmio, mercúrio – e vários outros elementos tóxicos. Por isso, é considerado um resíduo perigoso e precisa de tratamento adequado pois, se não for destinado da forma correta, pode causar sérios danos à saúde humana, bem como ao meio ambiente.

A preocupação com o lixo eletrônico fez surgir a idéia do “Green Computing”, que inclui a inserção do conceito de preservação ambiental em todo o ciclo de vida dos aparelhos e que tem como ponto fundamental a participação de todos os segmentos envolvidos na sua produção, uso e descarte.

Seguindo essa linha, cabe às empresas produtoras levar em conta a questão ambiental na seleção dos materiais usados em sua fabricação, definir formas e processos de produção menos poluentes, planejar o design do produto de forma a facilitar o reaproveitamento, inserir no produto ferramentas que permitam ao usuário utilizá-lo com menor gasto de energia e assim por diante.

Cabe ao poder público legislar de forma a coibir abusos, fiscalizar o cumprimento das normas e proteger a população contra ameaças e desastres ambientais.

Quanto ao público consumidor, seu papel é usar critérios ambientais para definir desde a escolha do equipamento até o destino do produto, ao descartá-lo.

FIQUE PREOCUPADO![3]

• Segundo o Greenpeace, o lixo eletrônico no mundo é da ordem de 50 milhões de toneladas por ano (dados de 2008). Se colocássemos esse material em vagões, o “trem” daria a volta na Terra.
• A maior parte dos 315 milhões de computadores que foram descartados no mundo, entre 1997 – quando começou a popularização desses equipamentos - e 2004, foi parar em aterros sanitários (dado MIT – 2009).
• No Brasil são jogadas no lixo, anualmente, 1.200 milhões de pilhas, sendo 800 milhões produzidas legalmente e 400 milhões importadas ilegalmente (as pilhas ilegais possuem teores muito mais altos de metais pesados e outros contaminantes).
• No mundo estão em uso cerca de 4 bilhões de celulares e 2 bilhões de computadores.
• A utilização de computadores emite CO2, gás de efeito estufa. Os “datacenters” do mundo são responsáveis pela emissão de 2% de todo esse gás gerado no planeta.

COMO AGIR COM RELAÇÃO AO SEU E.LIXO?


Se você quer ser ambientalmente responsável no que se refere ao seu lixo eletrônico, siga as orientações abaixo:
1. Exercite o consumo consciente. Antes de comprar um aparelho, verifique se:
a. ele contém chumbo (se contiver, não compre)
b. possui sistema de economia de energia (se não tiver, não compre)
c. a empresa produtora oferece sistema de recolhimento e reciclagem, quando você quiser se desfazer do equipamento (como são poucas as empresas que oferecem esse serviço, não dá para descartar todas as outras. Mas dê preferência aos produtos de empresas mais responsáveis).
2. Preserve recursos naturais. Durante o uso, siga as recomendações do fabricante para redução do uso de energia e para aumentar a durabilidade do aparelho e/ou das baterias. Não deixe os aparelhos ligados sem necessidade.
3. Amplie a vida útil de seu equipamento. Não se desfaça do aparelho por “modismos”. Troque apenas quando realmente for impossível continuar com o que você já tem.
4. Responsabilize-se pelo destino de seu lixo eletrônico. Para descartar o equipamento usado, entre em contato preferencialmente com instituições que possam reutilizá-lo. Há várias iniciativas nesse sentido (veja lista abaixo). Se você é um consumidor corporativo (empresa), procure também doar seus equipamentos para essas entidades. Caso não seja possível, arque com os custos do envio dos resíduos eletrônicos para empresas idôneas, que efetuem a reciclagem.


PARA QUEM DESTINAR SEU E.LIXO


EMPRESAS RESPONSÁVEIS POR SEUS PRODUTOS

DELL COMPUTADORES
Somente para produtos Dell. A Dell se responsabiliza pelo descarte dos produtos inservíveis de sua marca. Coletam em sua casa/escritório e encaminham para a reciclagem, gratuitamente. Para isso, o cliente deve entrar no site da Dell e digitar no campo “busca” as palavras RECICLAGEM DELL, em seguida deve achar o link que fala da reciclagem e clicar. Na página, há um formulário que deve ser preenchido e encaminhado para a empresa. Por meio de uma parceria com a FPD – Fundação Pensamento Digital, a Dell também promove a doação dos equipamentos ainda em funcionamento, que devem estar sem nenhuma informação no HD.
www.dell.com.br

ITAUTEC
Somente para produtos Itautec. A empresa encaminha para reciclagem os produtos inservíveis Itautec, sem custos para o cliente. O interessado deve enviar um e-mail para disk.meio-ambiente@itautec.com, informando os dados de código e série do produto. Após o envio, o cliente deve aguardar o contato da empresa, que indicará a filial para onde o lixo eletrônico deve ser levado. Os equipamentos são destinados à planta industrial da empresa, em Jundiaí, onde são desmontados e suas partes encaminhadas para empresas recicladoras.


INSTITUIÇÕES QUE FAZEM A REUTILIZAÇÃO

Meta Projeto – Acessa São Paulo.
Projeto do Governo do Estado de SP. Recebe computadores, monitores, teclados, etc., funcionando ou não, de pessoas físicas e jurídicas. O material é reaproveitado, por meio de oficinas de informática em SP e no interior. Mais informações: http://www.acessasp.sp.gov.br/html/modules/xt_conteudo/index.php?id=42 ou pelo telefone (11) 2221-1826.
Local: Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – 1ºandar – Carandiru – São Paulo - SP
Email: oficinaspj@acessa.sp.gov.br

ABRE-Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes
Entidade sem fins lucrativos. Recebe computadores, televisores e outros equipamentos eletrônicos, além de receber roupas e outros objetos. Conserta e redistribui todos os materiais recebidos, enviando ao doador a informação sobre a destinação exata de seu produto.
Local para entrega: Av. Lavandisca, 168 – Moema- São Paulo - SP
Telefone: (011) 5052-0736
www.abre-excedente.org.br

CDI – Comitê para a Democratização da Informática
ONG. Recebe apenas computadores completos (com monitor, teclado, mouse, etc.), funcionando e com configuração mínima Pentium III. Os equipamentos são utilizados para criar centros de inclusão digital em áreas carentes.
Local para entrega: Av. Francisco Matarazzo, 102 – Água Branca – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-0911 / (11) 3822-0970
doacao@cdisaopaulo.org.br

CRC – Oxigênio
ONG. Aceita doação e retira todos os tipos de eletrodomésticos e eletrônicos. Os equipamentos em funcionamento são enviados a instituições que fazem inclusão digital, cadastradas no governo, e os que não funcionam mais são enviados para reciclagem.
Rua Esperia, 30 Jd. Paulista – São Paulo – SP ou Rodovia Hélio Schmith s/n – Aeroporto de Guarulhos – SP.
Telefone: (11) 3051-3420 / (11) 3057-1283
assessoria@oxigenio.org.br

Museu do Computador
ONG. Recebe doações de computadores, telefones, máquinas de escrever e de calcular, videogame, impressoras e peças de computador, como teclado e mouses, livros, cds e outros. Para exposição no Museu. Quando há sobra, os equipamentos são doados a comunidades carentes.
Telefone: (011) 46667545
Local: Itapecerica da Serra
www.museudocomputador.com.br

EMPRESAS QUE FAZEM A RECICLAGEM
Observação: As informações apresentadas abaixo foram fornecidas pelas próprias empresas. O Instituto Gea não se responsabiliza pela adequação ambiental de seus procedimentos. Para confirmação, consulte o órgão ambiental de seu Estado.

TCG Recycling
Além de computadores e monitores, também trabalha com a reciclagem de eletrodomésticos. Não exige quantidade mínima, porém cobra, tanto para o frete quanto para a reciclagem.
Rua Eugênio Bertini, 445 – São Luiz – Americana – SP
Telefone: (19) 3468-3882
www.tcgrecycling.com

Interamerican Ltda.
Não atende pessoas físicas. Para empresas e instituições, atua retirando todos os tipos de eletrodomésticos, computadores e monitores. Os resíduos passam por uma separação e o que não pode ser reciclado é enviado para aterro licenciado pela CETESB.O custo do serviço de coleta e destinação depende do tipo dos aparelhos e da quantidade.
Rua Vitor Meireles, 105 – Jardim Jordanópolis - S.B do Campo – SP
Telefone: (11) 41787-9944
interamerican@interamerican.com.br
www.interamerican.com.br

UMICORE
Recebe somente telefones celulares e baterias recarregáveis de todos os tipos. No processo de reciclagem dessa empresa, os metais são recuperados e reutilizados como matérias primas para fabricação de novos produtos.
Não cobra pelo serviço de reciclagem. Retirada gratuita para a quantidade mínima de 500kg de sucata eletrônica ou 100kg de baterias recarregáveis.
A UMICORE é a empresa para quem estão sendo destinados os equipamentos entregues pelo consumidor nas lojas CLARO.
Local para entrega: Rua Barão do Rio Branco, 368 – Bairro Itapejica – Guarulhos - SP
Tel: (011) 24211246
www.umicore.com.br

Silcon Ambiental
Recebe/retira todos os tipos de equipamentos eletrônicos, desde TVs, computadores, telefones, geladeiras e outros. Os equipamentos são separados e triturados em diferentes tipos, como: plásticos, metais ferrosos e não ferrosos, vidro e papéis, para depois serem encaminhados para reciclagem .
Custo do processo: R$ 0,85/kg (pode variar, dependendo do material e da quantidade)
Telefone: (011) 212857779
Endereço : Rua Bela Cintra, 986 – 3ºandar- conj. 32 Consolação - São Paulo - SP
www.silcon.com.br

Sucata Eletrônica
Retira todo tipo de material eletroeletrônico, menos monitores e televisores, inclusive materiais de circuito fechado e aberto de TV, bem como aparelhos de telefonia, fixa e móvel. Fazem a desmontagem dos aparelhos e depois vendem.
Telefone: (11) 4277-0141 / 3535-5170 / 8965-9312
E-mail: sucataeletronica@sucataeletronica.com.br / sucataeletronica@gmail.com

San Lien
(Essa empresa recebe os resíduos eletrônicos do CDI)
Recicla equipamentos eletroeletrônicos em geral, como computadores, placas de circuito interno, processadores, centrais telefônicas, motores elétricos, ligas metálicas, ímãs industriais e outros. Seu processo descaracteriza os equipamentos, tritura as placas e as envia para exportação. O que não é exportado é encaminhado para reciclagem, como por exemplo, os monitores são enviados para a Suzaquim. Não informaram outros parceiros de reciclagem.
Recebe, em sua fábrica, qualquer quantidade e de qualquer pessoa. Retira quantidades acima de 500kg. Pagam um valor a ser acertado pelas placas de circuito interno.
Local para entrega: Rua Professor José Barou Fernandes, 573 Vila Maria – São Paulo - SP
Tel: (011) 29542229
www.sanlien.com.br

Lorene
(Empresa que recebe os resíduos da CRC – Oxigênio)
Recebe aparelhos eletrônicos, computadores e peças,centrais telefônicas, celulares, automotivas, impressoras e periféricos em geral, com a exceção de monitores, mouse e teclado. Quantidade mínima aceita, entregue na empresa: 60kg . Retira a partir de 300kg.
A empresa paga pelos equipamentos que recebe, sendo que os valores variam conforme o material e a quantidade.
Processo utilizado: descaracterização dos equipamentos, trituração de placas e envio para exportação.
Local para entrega: Rua João Batista, 68 – Vila Guilherme – São Paulo - SP
Tel: (011) 29025200
www.lorene.com.br

_____________________________________
[1]Dados retirados do site da SMA, 2008.
[2]Valor citado por técnico do MIT, em palestra no CCE-USP, em janeiro de 2009.
[3] Informações transmitidas em evento do CCE-USP, janeiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683