VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 22 de março de 2011

Hoje é o Dia Mundial da Água, veja dicas de como economizar


Consumo médio diário de água no país é de 200 litros por pessoa. ONU aponta consumo de 180 litros como suficiente ao ser humano.

Nos grandes centros urbanos do país e cidades com mais de 120 mil habitantes, o consumo de água pode chegar a 320 litros por dia, por pessoa. Os números, divulgados pela H2C - Consultoria e Planejamento de Uso Racional da Água, apontam para dados alarmantes lembrados neste sábado (22), o Dia Internacional da Água.

Leia mais:
Perdas no sistema de água potável em Campo Grande chegam a 37%

Segundo o engenheiro Paulo Rogério Costa, consultor e especialista em programas de racionalização de consumo de água, o pior exemplo é a cidade de Brasília, que, no período de um dia, chega a registrar um consumo de mil litros de água por pessoa. “Segundo referência da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ser humano precisaria de apenas 40 litros por dia. Mesmo pelo parâmetro da Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo de uma pessoa deveria ser de 180 litros por dia. Então nossos números são absurdos”, destaca.

Ainda de acordo com Costa, a média de consumo do brasileiro é de 200 litros de água por dia. E essa redução não resulta de campanhas de conscientização nem de investimentos públicos no setor, mas de falta de acesso à água. “Para cada R$ 100 milhões gastos em saneamento básico, são economizados R$ 300 milhões na área da saúde. Não é possível que ninguém enxergue isso”, diz.

Economia que compensa
Em uma residência com quatro moradores fixos, gastos de água com o uso do chuveiro representam 46% do consumo da casa. O vaso sanitário, pode chegar a 12% do consumo e a cozinha, a 14%. “Excessos podem e devem ser evitados de maneira simples e sem transtornos. Além de cuidar do meio ambiente, a economia é refletida também nas contas”, diz.

Um bom exemplo são os resultados obtidos com a instalação de hidrômetros individualizados, em casos de condomínios de prédios. “A medição individual e o pagamento individual levam à economia porque dói no bolso do consumidor”, alerta.

Aprenda a calcular o potencial de economia de água em sua casa
Para aprender a calcular o potencial de economia de água em sua casa, ao receber sua próxima conta de água, o especialista orienta para a verificação do consumo em metros cúbicos.

Multiplique o consumo em metros cúbicos por mil (já que cada metro cúbico equivale a mil litros de água) e, em seguida, divida o valor encontrado pelo número de moradores fixos da casa.

Esse resultado equivale ao consumo diário médio de cada morador. Caso ele ultrapasse os 180 litros propostos pela ONU, coloque em prática as medidas de economia listadas abaixo para alcançar a meta.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683