VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sexta-feira, 25 de março de 2011

Cameron defende "atitude de guerra" contra danos ambientais


James Cameron faz palestra no Fórum Internacional de Sustentabilidade
Foto: Gustavo Scatena/Especial para Terra

Cláudia Andrade

O cineasta James Cameron, diretor do filme Avatar, disse neste sábado que é preciso ter uma "mentalidade de guerra" na luta contra os danos causados ao meio ambiente. Em conversa com os jornalistas, após fazer uma palestra para líderes empresariais no Fórum Internacional de Sustentabilidade, em Manaus, o canadense também criticou as empresas que tentam desacreditar os alertas da comunidade científica.

"Temos de ter uma mentalidade de guerra, mas não uma guerra contra um adversário humano, de uma nação contra outra, e sim uma guerra da civilização humana contra o caos que vamos enfrentar se não agirmos", disse.

Ao falar sobre como os líderes empresariais podem contribuir para a preservação ambiental, o cineasta disse que "é preciso mudar a maneira de fazer negócios" e passar a pensar "em longo prazo".

"A pergunta que todos devem se fazer é: o que estou fazendo? E se aquilo que eu me dediquei a fazer é algo bom (para o mundo). Não nos perguntamos muito isso, mas devíamos. Precisamos de líderes que se importem com isso e criem estratégias para trazer mudanças efetivas".

Cameron criticou quem vai contra o que os cientistas dizem sobre as mudanças no planeta. "Precisamos de líderes que não desperdicem centenas de milhares de dólares para ridicularizar a comunidade científica e destruir nossa fé nela. Ao invés de desperdiçar dinheiro e ignorar os alertas, por que não investir parte do lucro de seu negócio na preservação?".

O cineasta disse ainda que as mudanças começam a partir das atitudes individuais. "Os sistemas não mudam sozinhos; os indivíduos mudam o sistema. Mudanças em pequena escala geram mudanças em larga escala".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683