VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


Dia 22 de Março, é o Dia Mundial da Água, esta iniciativa da ONU que nasceu em 1992, na Conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, tem como tema este ano - Água para as cidades: Respondendo ao desafio Urbano.

Num mundo em que o impacto do rápido crescimento urbano, a industrialização, as mudanças climáticas, conflitos e catástrofes naturais em sistemas urbanos de água, torna-se objectivo primordial chamar a atenção deste mesmo mundo para a importância da água, o seu uso e gestão sustentável.

Estima-se que 60% da população mundial viva em zonas urbanas nas próximas duas décadas, esta pressão sobre as necessidades do consumo de água nas grandes cidades, ou mais grave, a falta dela, e a pressão sobre os sistemas de serviços sanitários com o impacto no meio ambiente, coloca a todos nós, um desafio que é importante enfrentar.

Uma cidade não se pode considerar sustentável se não garantir um acesso seguro á água potável e a um sistema sanitário correcto.

O rápido crescimento urbano dos últimos anos, não só no estrangeiro como em Portugal, aliado às alterações climatéricas, tem provocado diversos problemas no acesso à água, começa a ser comum o abastecimento precário e nalguns casos a falta de água no Verão.

Esta iniciativa de sensibilização para uso e gestão correcta da água, evitando desperdícios no seu uso diário, deste bem essencial, deve merecer a nossa maior atenção, tendo em conta que nas periferias dos grandes centros urbanos vemos cada vez mais dificuldades de acesso a água potável e situações de falta de saneamento básico, com esgotos a céu aberto, e os consequentes problemas de saúde pública.

Também você pode dar o seu contributo para que a sua cidade seja mais sustentável através de pequenos exemplos do dia a dia:

Tome duche em vez do banho de imersão;
Não deixe torneiras abertas sem necessidade;
Use a sua máquina da loiça e da roupa com a carga máxima;
Utilize autoclismos que permitem escolher o fluxo de água.
Recordamos mais uma vez, a água é um bem essencial, faça de cada dia, um Dia Mundial da Água.

Fonte:www.ena.com.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683