O resultado do trabalho mostrou uma variação grande na quantidade de espécies da fauna e flora. l Foto: Mihai Tamasila/SXC
A biodiversidade das florestas tropicais está bastante ameaçada. Conforme estudo publicado na revista Nature, metade destas reservas apresentou declínio na diversidade de suas espécies, acendendo um sinal de alerta aos especialistas.
A pesquisa foi liderada por William Laurance e contou com análises feitas em 60 florestas tropicais. Os dados coletados foram analisados com base em informações de períodos que variam de 20 a 30 anos, para que as alterações pudessem ser mensuradas e comparadas adequadamente.
O resultado do trabalho mostrou uma variação grande na quantidade de espécies da fauna e flora. Algumas causas foram apresentadas como justificativa para as mudanças e, em todas elas, a ação humana é apontada como o grande responsável pelo declínio. Caça, exploração das florestas e perturbação do habitat natural, estão entre as origens do problema.
A grande preocupação dos cientistas está relacionada à importância das florestas tropicais para a preservação de espécies. Estes locais funcionam como refúgios, mas que atualmente estão ameaçados.
Os pesquisadores alertam para o fato de que as ações realizadas dentro das reservas impactam as espécies, mas os fatores externos também prejudicam a biodiversidade. Desta forma, é necessário haver esforços para preservas a floresta e também cuidar para que as mudanças sejam levadas além dos limites das áreas de conservação. Com informações do Globo Natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres