VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 1 de julho de 2012

Pegada ecológica.

Publicado em 13/06/12
A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.

O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, um ecologista e professor canadiano da Universidade de Colúmbia Britânica. Em 1995, Rees e o co-autor Mathis Wackernagel publicaram o livro chamado Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth.

A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. É comumente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações.

A pegada ecológica de uma população tecnologicamente avançada é, em geral, maior do que a de uma população subdesenvolvida, considerando o consumo dos recursos naturais.

Para calcular a Pegada ecológica é necessário somar todas os componentes que podem causar impactos ambientais, tais como:
 área de energia fóssil (representa a área que deveríamos reservar para a absorção do CO2 que é libertado em excesso )

 terra arável (representa a área de terreno agrícola necessária para suprir as necessidades alimentícias da população)

 pastagens (representa a área necessária para criar o gado em condições minimamente "razoáveis")

 floresta (representa a área de floresta necessária para fornecer madeira e seus derivados e outros produtos não lenhosos)

 área urbanizada (representa a área necessária para a construção de edifícios)

 alimentação ( o alimento necessário para nossa sobrevivência)

Para diminuir a pegada ecológica o primeiro passo é a concientização da sociedade de que todas as nossas ações desde mais simples às mais complexas já produz um impácto ao meio ambiente. A diminuição da pegada ecológica é uma forma de buscar a sustentabilidade.

Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que é a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.

Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. O homem é a parte mais importante do meio ambiente. Tambem não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram e não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.

O princípio da sustentabilidade pode ser aplicado em um único empreendimento, a uma pequena comunidade, em condomínios e até o planeta inteiro. Nossa região hoje vem se desenvolvendo muito e os empreendimentos imobiliários ainda não estão buscando a sua adequaçào à nova realidade plenanetária. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
 ecologicamente correto

 economicamente viável

 socialmente justo

 culturalmente diverso

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. Para calcular a sua pegada ecológica use o Site: www.wwf.org.br/pegadaecologica .

Referências: sustain http://dictionary.reference.com. - Stockholm 1972 - Report of the United Nations Conference on the Human Environment

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683