VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 1 de julho de 2012

Presos pedalam para gerar energia e iluminar cidade de Minas


Os presos pedalam durante o dia inteiro e conseguem produzir energia suficiente para acender seis lâmpadas. Foto: Reprodução
Os presos da cidade mineira Santa Rita do Sapucaí estão tendo a oportunidade de reduzirem suas penas desenvolvendo uma atividade sustentável.  Eles pedalam para gerar energia elétrica e assim ajudam a iluminar a região.

São apenas duas bicicletas em funcionamento. Os presos pedalam durante o dia inteiro, desta forma conseguem produzir energia suficiente para acender seis lâmpadas e iluminar uma das praças da cidade.
Por enquanto, as duas bikes ficam no pátio do presídio. Um aparelho localizado no guidão indica a hora de parar. A ideia do projeto é colocar pelo menos dez bicicletas no presídio e obter energia para iluminar uma avenida inteira.

O projeto é do juiz da cidade, José Henrique Mallmann. Através da internet, ele viu que a ideia das bikes que geram energia era aplicada com sucesso nas academias norte-americanas. Inicialmente, a ideia não foi tão bem recebida, mas logo os detentos aceitaram participar apesar de não serem obrigados a pedalar. Para os presos, há duplo beneficio: eles mantêm a forma e, o mais importante, cada 16 horas pedaladas representam um dia a menos na cadeia.
“Eles estão se sentido úteis pedalando. Eles estão ganhando remissão e produzindo energia, energia saudável. Hoje se fala muito em sustentabilidade”, afirmou o diretor do presídio, Gilson Rafael Silva, ao Jornal EPTV.

O Presídio de Santa Rita do Sapucaí tem 130 detentos. O mesmo juiz já implantou um sistema em que os detentos trabalham e parte dos salários que recebem é encaminhado às vítimas. No projeto atual, apenas os que cometeram pequenos roubos e furtos estão participando.
A instituição está aberta para receber doação de bicicletas, mesmo que os equipamentos não sejam novos. Com informações do G1.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683