A Interbrand, autora do relatório anual de Melhores Marcas Internacionais,
divulgou seu estudo de Melhores Marcas Verdes Internacionais de 2012. Toyota
(#1), Johnson & Johnson (#2), e Honda (#3) lideram a classificação com
Danone (#9), Ford (#15), Starbucks (#36) e UPS (#43) representando os maiores do
ano.
No relatório deste ano, as marcas automotivas e tecnológicas dominam a
classificação. A Toyota permanece em primeiro lugar, continuando a considerar a
sustentabilidade ambiental como uma prioridade do núcleo de gestão. O modelo
original Prius – o primeiro modelo para a imagem verde da Toyota – recentemente
se expandiu para abranger uma família inteira de automóveis sustentáveis,
incluindo o primeiro modelo “plug-in” (híbrido elétrico) da companhia. Este
ano,
A Toyota também atingiu seu status de quase nenhum aterro em suas fábricas
da América do Norte e continua com seu compromisso de construir edifícios e
concessionárias com certificação LEED (edifícios sustentáveis).
A indústria como um todo lançou uma linha de veículos de alto perfil com
combustível alternativo – de modelos elétricos a híbridos — e mesmo alguns com
motores de combustão interna. Oito marcas automotivas aparecem este ano na
classificação de Melhores Marcas Verdes Internacionais, com quatro marcas entre
as 10 maiores: Toyota (#1), Honda (#3), Volkswagen (#4), BMW (#10), Ford (#15),
Mercedes-Benz (#16), Hyundai (#17), e Nissan (#21). No total, o investimento nas
marcas automotivas no desenvolvimento e comercialização de veículos com
combustível alternativo e autossuficientes está dando resultados – tanto em
termos de desempenho como de percepção.
Enquanto a tecnologia continua a representar um papel importante na vida dos
consumidores, as marcas líderes de tecnologia estão encabeçando esforços para
reduzir seu impacto ambiental. A Panasonic galgou 4 pontos para #6 na
classificação de Melhores Marcas Verdes Internacionais este ano. Para
demonstrar sua liderança e sua abrangente tecnologia verde – variando de
produtos eletrônicos para o consumidor a gerenciamento de sistemas de energia –
a companhia anunciou recentemente a conversão de uma fábrica em Fujisawa, perto
de Tóquio, em uma “Cidade de Sustentabilidade Inteligente” programada para
entrar em operação em 2014.
Novos Participantes: Nissan, H&M e UBS
A Nissan (#21), fabricante de veículos Japoneses, apareceu este ano no
relatório de Melhores Marcas Verdes Internacionais pela primeira vez. A Nissan
tomou medidas ambiciosas para reduzir suas marcas de carbono no mundo com um
novo plano de ação ambiental de seis anos chamado Programa Verde Nissan. Desde o
desenvolvimento de um novo carregador rápido “fácil de instalar” para veículos
elétricos até programas piloto com o objetivo de tornar as cidades prontas para
o veículo elétrico.
A H&M (#46), empresa sueca varejista de vestuário, chegou às manchetes
este ano e impactou a percepção do consumidor com o lançamento da “Coleção
Consciente” eco-amigável, uma linha de vestuário fabricada com materiais
sustentáveis. A marca também viu uma melhora sólida de desempenho; a intensidade
de emissões de carbono caiu e a companhia aumentou seu compromisso com os
acionistas-chave, ao mesmo tempo fornecendo informações totais sobre suas
atividades e impactos ambientais.
A UBS (#50) teve um dos maiores desempenhos da indústria financeira. Apesar
de surgir como a maior apoiadora financeira da mineração de carvão no topo das
montanhas nos Estados Unidos, a marca percebeu um pequeno aumento em sua
pontuação de desempenho, particularmente em sua classificação de operações e
entrou para a lista pela primeira vez.
Maiores em Crescimento: Danone, Ford, Starbucks e UPS
A Danone (#9) melhorou sua posição por permanecer fortemente comprometida com
a redução de sua emissão de carbono de 30% no final de 2012. Já havia alcançado
um nível de -27,5%. A Ford (#15), também, destacou-se como a história de
sucesso das Melhores Marcas Verdes Internacionais de 2012. Este ano, a marca
mostrou uma melhora significativa em seu desempenho ambiental tanto em suas
operações, emissões, recursos industriais, etc., como em sua abordagem para um
compromisso transparente de divulgação de suas atividades e seu impacto
ambiental. A Starbucks (#36) e a UPS (#43) foram as que mais melhoraram sua
pontuação na classificação total do relatório deste ano, ambas subindo cinco
pontos desde sua posição no relatório de Melhores Marcas Verdes Internacionais
de 2011.
Os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão lideram em termos de fabricação e
gestão de marcas verdes
As 50 Melhores Marcas Verdes Internacionais incluem 22 marcas fabricadas e
gerenciadas nos Estados Unidos. A marca americana líder é a Johnson &
Johnson (#2), seguida pela Hewlett-Packard (#5), a Dell (#7), a Cisco (#11), e a
3M (#12). Devido seu domínio liderança no campo das marcas automotivas e
tecnológicas, o Japão e a Alemanha seguem os Estados Unidos. Cada um desses
países produz 7 das 50 Melhores Marcas Verdes Internacionais.
Avaliação de Desempenho
A Deloitte examina o desempenho de cada marca em termos de
sustentabilidade/iniciativas ambientais como um dado para a metodologia de
pontuação geral da Interbrand. Para o propósito do relatório anual de Melhores
Marcas Verdes Internacionais, a Deloitte desenvolveu uma metodologia de
desenvolvimento ambiental corporativo baseado nos dados disponíveis ao público
de tais fontes como os relatórios de Responsabilidade Social/Sustentabilidade
Corporativa, Respostas ao Projeto de Divulgação de Emissão de Carbono.
Relatórios Anuais, Preenchimento do relatório 10-k (relatório exigido pelo SEC
nos Estados Unidos), Páginas de Internet das Companhias, e o banco de
dadosASSET4 (da Thomson Reuters para uso em análises e comparações das médias
das indústrias). A pontuação de Desempenho Verde da marca é composta de 82
métricas sob as quais as marcas são avaliadas. A métrica avalia a abertura das
companhias e o desempenho ambiental através de “pilares”: Gerenciamento,
Operações, Transporte e Logística, Compromisso com os Acionistas e Cadeia de
Suprimento. Tais dados são então computados na metodologia de classificação
geral da Interbrand.
Para saber mais sobre o relatório de Melhores Marcas Verdes 2012, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres