VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 1 de julho de 2012

Governo veta 12 trechos do novo Código Florestal

Publicado dia 30 de maio
Após muitas especulações e expectativa, foi confirmado o veto parcial de Dilma Rousseff ao novo Código Florestal. Ao todo, o Executivo promoveu 12 vetos e 32 modificações ao texto aprovado na Câmara Federal.
Apesar do embate entre ambientalistas e ruralistas, pelo andar da carruagem, as modificaçães e vetos da Presidente não irão agradar em nada os ambientalistas. Quanto aos ruralistas, qualquer restrição é demais, querem é ter a liberdade de ação sem limites.
Se fizermos uma análise real dos problemas socioambientais causados pela exploração dos recursos naturais, o Código Florestal não deveria ter alterações em sua essência com tanta flexibilidade. São necessários apenas ajustes mais detalhados para atender as necessidades sociais buscando a sustentabilidade e amparando a agricultura familiar.
É difícil acreditar que apesar de tanto clamor pelos mais sensatos, a discussão está em torno de destruir ou preservar. O maior apelo pelas mudanças durante tantos anos foi dos ruralistas que viveram durante tanto tempo a margem da Lei, apoiados na conivência de agentes  públicos e na impunidade diante da certeza da incompetência do governo em coibir seus atos.
Tudo mudou quando suas ações começaram a ter repercursão nacional e internacional, o que os levou a mudarem sua tática e apostar nas mudanças do código pelo Congresso Nacional através da bancada ruralista, objetivando a instucionalização dos crimes ambientais, confiantes no poder de influência que possuem no governo. O que não estava nos planos dos degradadores ambientais, é que os ambientalistas, apoiados na sociede conseguiriam impedir o que seria a institucionalização de um dos maiores crimes ambiental nas condições atuais, o desfloresamento do que resta de nossas matas. Apesar de não terem conquistado uma vitória plena - a presidenta vetou 12 pontos importantes do projeto, enquanto os ambientalistas queriam o veto total.
Uma nova campanha já está na rua e nas redes sociais, a campanha “Desmatamento Zero”,  uma iniciativa popular que tem mais de 200 mil assinaturas, e trata da questão das florestas, que ficou de fora do Código Florestal. É uma oportunidade de impedir que o novo código em suas entrelinhas possa dar aos ruralistas a liberdade de promover o desmatamento anunciado.
Apesar de a Presidenta Dilma tentar trazer equilíbrio nessa batalha que ja dura vários anos, não conseguirá atender as necessidades ambientais como era esperado. Agora temos que conviver com mais uma triste realidade, a fraqueza humana comprometendo a sustentabilidade e a vida na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683