VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quarta-feira, 11 de maio de 2011

As 10 florestas mais ameaçadas do planeta

As 10 florestas mais ameaçadas do planeta
Lista da Conservação Internacional mostra as regiões com as maiores taxas de destruição do mundo. Em 5º, a Mata Atlântica possui apenas 8% de sua vegetação original.

Elas cobrem apenas 30% da superfície terrestre, mas abrigam 80% de toda biodiversidade, garantem o sustento de 1,6 bilhão de pessoas que dependem diretamente delas para sobreviver, possuem as mais importantes reservas de água doce do mundo e ainda ajudam na estabilização do clima. Apesar de todo seu valor para a manutenção da vida na Terra, as florestas estão em alarmante declínio.
Centenas de espécies de animais e plantas vivem, hoje, confinadas a fragmentos de florestas que foram dizimadas para uso comerciais. A fim de alertar sobre os riscos da perda desses celeiros da biodiversidade, a ONU declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas. Em paralelo, a ONG Conservação Internacional (CI, na sigla em inglês) lançou uma lista das dez regiões florestais mais ameaçadas do mundo. Cada um abriga pelo menos 1.500 espécies de plantas endêmicas, ou seja, que só existem ali, e todas já perderam pelo menos 90% da sua formação original.
A lista inclui florestas no sudeste asiático, na Nova Zelândia, nas montanhas do sudoeste da China, na região costeira da África Oriental e na ilha de Madagascar. O Brasil aparece na lista com a Mata Atlântica, a 5ª floresta mais ameaçada do mundo, da qual restam apenas 8% da cobertura original. Confira a seguir.

1º - Regiões da Indo-Birmânia (Ásia-Pacífico)

Os rios e pântanos da Indo-Birmânia são extremamente importantes para a conservação de aves, tartarugas e alguns dos maiores peixes de água doce do mundo, como a lampreia gigante e a carpa dourada de Jullien. Seus ecossistemas aquáticos estão sob intensa pressão em diversas áreas, principalmente nas regiões alagáveis das planícies aluviais de água doce, hoje praticamente destruídas pelo cultivo de arroz.
Rios foram represados para gerar eletricidade, resultando no alagamento de bancos de areia e de outros hábitats que normalmente ficariam expostos durante a estação seca, com impactos severos sobre ninhos de aves e espécies de tartarugas. A conversão de mangues em reservatórios de aquicultura de camarão e a pesca excessiva com uso de técnicas destrutivas agravam ainda mais os problemas desses ecossistemas costeiros, que hoje possuem apenas 5% de sua formação original.

2º - Nova Caledônia (Ásia-Pacífico)

A Nova Caledônia, uma das menores regiões florestais de todo o mundo, é formada por um grupo de ilhas localizadas no Pacífico Sul, no extremo sul da região da Melanésia, mil e duzentos quilômetros a leste da Austrália. A Nova Caledônia é o lar de pelo menos cinco famílias de plantas endêmicas, incluindo a única conífera parasitária do mundo e quase dois terços de todas as espécies de araucárias, que são endêmicas da região.
Entre as maiores ameaças à flora e fauna locais estão a mineração de níquel - a região é um dos grandes produtores mundiais -, a agricultura insustentável e a proliferação de espécies invasoras. Restam apenas 5% de seu habitat original.

3º - Sunda (Indonésia, Malásia e Brunei - Ásia-Pacífico)

As florestas de Sunda cobrem a metade ocidental do arquipélago Indo-Maláio, um arco de cerca de 17 mil ilhas equatoriais, dominado pelas duas maiores do mundo: Boréo e Sumatra. Suas espetaculares flora e fauna estão sucumbindo devido ao crescimento explosivo da indústria florestal e do comércio internacional de animais que captura tigres, macacos e tartarugas para fazer alimentos e remédios em outros países.

Populações de orangotangos, encontradas apenas nessas florestas, estão em dramático declínio. Alguns dos maiores refúgios de espécies de rinocerontes do sudeste asiático também são encontrados aí. A produção de borracha, óleo de dendê e celulose são os três principais fatores que levam à degradação e destruição da biodiversidade local. Hoje, cerca de 7% da extensão original da floresta permanecem mais ou menos intactos.

4º - Filipinas (Ásia-Pacífico)

As florestas filipinas são uma das áreas florestais mais ameaçadas. Diversas espécies endêmicas estão confinadas a fragmentos de florestas que cobrem apenas 7% de sua extensão original. Isso inclui cerca de 6 mil espécies de plantas e diversas espécies de aves, como a águia das Filipinas, a segunda maior águia do mundo.

Historicamente devastadas pela atividade madeireira, os hoje poucos remanescentes estão sendo dizimados pela agricultura e para acomodar as necessidades da alta taxa de crescimento populacional e severa pobreza rural do país. O sustento de cerca de 80 milhões de pessoas depende principalmente de recursos naturais provenientes das florestas.

5º - Mata Atlântica (América do Sul)

Estendendo-se por toda a costa atlântica brasileira e em partes do Paraguai, Argentina e Uruguai, a Mata Atlântica abriga 20 mil espécies de plantas, sendo 40% delas endêmicas. Ainda assim, menos de 10% da floresta permanece de pé. Mais de duas dúzias de espécies de vertebrados ameaçadas de extinção estão lutando para sobreviver na região, incluindo micos-leões-dourados e seis espécies de aves que habitam uma pequena faixa da floresta no Nordeste.

Começando com o ciclo da cana-de-açúcar, seguido das plantações de café, a região vem sendo desmatada há centenas de anos e, agora, está enfrentando pressão por conta da crescente urbanização e industrialização do Rio de Janeiro e São Paulo. Mais de 100 milhões de pessoas, além da indústria têxtil, agricultura, fazendas de gado e atividade madeireira da região dependem do suprimento de água doce desse remanescente florestal.

6º - Montanhas do Centro-Sul da China (Ásia)

O ameaçado panda gigante, quase totalmente restrito a pequenas porções de florestas, é a bandeira da conservação das Montanhas do Centro-Sul da China, região com ampla gama de hábitats e altas taxas de espécies nativas. Essas montanhas também alimentam a maioria dos sistemas hídricos da Ásia. A construção da maior barragem do mundo, a de Três Gargantas, no rio Yangtze, já ameaçou e continua ameaçando fortemente a biodiversidade da área.

Outras barragens também estão sendo planejadas em todos os rios principais da floresta, o que deve afetar os ecossistemas e a subsistência de milhões de pessoas. As atividades ilegais de caça, coleta de lenha e pastagem são outras ameaças à biodiversidade da região, que possui apenas 8% de sua extensão original intacta.

7º - Província Florística da Califórnia (América do Norte)

A Província Florística da Califórnia é o lar da sequoia gigante, o maior organismo vivo do planeta, e alguns dos últimos condores da Califórnia, a maior ave da América do Norte. É o local de maior reprodução de aves dos Estados Unidos. Segundo a CI, diversas espécies de grandes mamíferos antes encontrados nesse local estão extintas, incluindo o urso cinzento, que aparece na bandeira da Califórnia e tem sido símbolo do estado há mais de 150 anos.

A destruição causada pela agricultura comercial é uma grande ameaça para a região, que gera metade de todos os produtos agrícolas utilizados pelos consumidores dos EUA. As florestas locais são também fortemente ameaçado pela expansão de áreas urbanas, poluição e construção de estradas, o que tornou a Califórnia um dos quatro estados de maior degradação ambiental do país. Hoje, apenas cerca de 10% da vegetação original permanecem mais ou menos intacta.

8º - Florestas Costeiras da África Oriental (África)

Apesar de pequenos e fragmentados, os remanescentes que formam as Florestas Costeiras da África Oriental contêm níveis extraordinários de biodiversidade. As 40 mil variedades cultivadas da violeta africana, base de um comércio global de folhagens que movimenta US$100 milhões anualmente, são todas derivadas de um punhado de espécies encontradas nas florestas costeiras da Tanzânia e do Quênia.

Cerca de 200 mamíferos são encontrados na região, sendo 11 endêmicos, incluindo o musaranho-elefante. A expansão agrícola continua sendo a maior ameaça para essas florestas que têm nos primatas sua espécie símbolo. Devido à pobre qualidade do solo e a uma tendência de crescimento populacional, a agricultura de subsistência, assim como as fazendas comerciais, continua a consumir mais e mais os recursos naturais da região, que tem apenas 10% restante das florestas originais.

9º - Madagascar e ilhas do Oceano Índico (África)

Esta região é um exemplo vivo da evolução de espécies em isolamento. Madagascar e o grupo de ilhas vizinhas possuem um total impressionante de oito famílias de plantas, quatro famílias de aves e cinco famílias de primatas que não existem em nenhum outro lugar da Terra. As mais de 50 espécies de lêmures de Madagascar são os carismáticos embaixadores para a conservação da ilha, embora diversas espécies já tenham entrado em extinção.

Em uma área que é das mais prejudicadas economicamente no mundo, a alta taxa de crescimento populacional está colocando uma enorme pressão sobre o ambiente natural. A agricultura, a caça e a extração não sustentável de madeira, além da mineração em grande e pequena escalas, são ameaças crescentes. Estima-se que restam apenas 10% do hábitat original.

10º - Florestas de Afromontane (África Oriental)

As montanhas de Afromontane Oriental são dispersas ao longo da extremidade oriental da África, desde a Arábia Saudita ao norte até o Zimbábue ao sul. Embora geograficamente dispersas, essas montanhas compreendem uma flora extraordinariamente similar e abrigam mais mamíferos, aves e anfíbios endêmicos do que qualquer outra região da África.

A região também possui alguns dos mais extraordinários lagos do mundo, que servem de habitat para 617 espécies endêmicas. Assim como na maioria das áreas tropicais, a principal ameaça a essas florestas é a expansão da agricultura, especialmente com grandes plantações de banana, feijão e chá. Outra ameaça relativamente nova, que coincide com o aumento da população, é o crescente mercado de carne. Hoje, apenas 11% do hábitat original da região permanece intacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683