VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 10 de maio de 2011

Líderes sinalizam consenso para votação do Código Florestal

Após série de reuniões, deputados envolvidos nas negociações dizem ver chance de votar relatório ainda hoje.Depois de abrir esta terça-feira com um discurso pessimista, líderes governistas sinalizaram durante tarde a possibilidade de chegarem a um consenso para a votação do Código Florestal. As chances de um acordo foram apontadas após uma reunião no gabinete do relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), convocada com o objetivo de viabilizar ainda hoje a votação do texto na Câmara dos Deputados.


Foto: AE Ampliar
Há sinais de 'construção de um entendimento', segundo Marco Maia
A reunião contou com a presença dos líderes da base aliada, deputados, relator e o ministro das Relações Institucionais Luiz Sérgio. Segundo o líder do governo na Casa, Cândido Vaccarezza (SP), governo e relator estão perto de um acordo. "O clima está bom, acho que vota hoje sim", afirmou.

De acordo com o líder, Aldo Rebelo aceitou a restrição na ocupação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), como topos de morros, encostas íngremes e margens de rios.

Já o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), destacou que o governo cedeu e concordou em isentar propriedades de até quatro módulos fiscais (que variam de 20 a 400 hectares) de recomporem Reserva Legal, área de mata nativa que deve ser preservada. "Cede em uma coisa e faz na outra", afirmou.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-SP), disse acreditar em um consenso. “Não há acordo, mas há sinais que levam à construção de um entendimento. A bola, agora, está no pé do relator, o deputado Aldo Rebelo”, disse.

Para Maia, se o relatório apresentado for próximo às sugestões apresentadas pelo governo, “a votação será tranquila”.

“Precisamos de uma votação equilibrada, que proteja o meio ambiente, mas que garanta segurança jurídica e proteção aos agricultores”, disse.

O texto do novo Código Florestal encontra impasse em dois pontos: no que libera os proprietários de terras de até quatro módulos fiscais da recomposição de áreas desmatadas e no que define a área preservada à beira de rios pequenos, de até dez metros de largura.

*Com Reuters e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683