Impacto ambiental é a alteração nos meios físico, biológico ou antrópico ou em algum componente destes meios por determinada ação ou atividade realizada pela sociedade humana. Estas alterações precisam ser qualificadas em sua natureza e quantificadas para sem analisadas e compreendidas.
A finalidade dos estudos de impacto ambiental são através da coleta, análise e interpretação de informações, avaliar as conseqüências de determinada intervenção antrópica e efetuar diagnósticos e prognósticos de situações que permitam planejar melhores condições e qualidade de vida para as populações.
O resultado dos estudos de impactos ambientais é o de avaliar as conseqüências das ações resultantes de intervenções antrópicas, para que possam haver ações de prevenção dos efeitos de determinados procedimentos sobre o meio ambiente de forma a manter, preservar ou até melhorar as condições de qualidade de vida das populações atingidas.
Para conceber e implantar um projeto antrópico que caracterize modificações nos meios físico e biológico, é necessário estudar e avaliar este projeto em suas interações, inclusive com o próprio ambiente social.
Por exemplo, ninguém nega a importância de uma estrada no escoamento da produção e na própria valorização da propriedade pelo mesmo motivo. Mas quando estradas atravessam regiões deprimidas economicamente, é muito comum que a demanda de serviços de acompanhantes gere grandes rupturas no próprio tecido social. E neste caso ações que propiciem outras fontes de geração de emprego e renda são prementes para que a estrada não cause mais males do que benefícios.
Estudos de impacto ambiental permitem planejar empreendimentos inseridos em contextos de desenvolvimento sustentável, preservando o meio ambiente.
O crescimento econômico que não esteja submetido a condições adequadas pode gerar grandes impactos. As conseqüências podem ser poluição e/ou uso descontrolado de recursos naturais como matérias-primas, recursos hídricos e energéticos.
O subdesenvolvimento também impacta muito o meio ambiente, facilitando a ocupação urbana indevida em áreas protegidas e com ausência de condições mínimas de saneamento básico.
Avaliar para planejar permite que o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida possam estar caminhando juntos. Podem ser realizados planejamentos adequados para melhoria do uso e manutenção dos recursos naturais.
Meio ambiente tem vários significados para pessoas e realidades diferentes. Não seria estranho então compreender que muitos projetos são propostos para ambientes diversos e sua análise deve ser no contexto que se propõe.
Então fazer uma análise ambiental é, antes de tudo, estudas as possíveis mudanças das características biogeofísicas e socioeconômicas de um determinado projeto, inserido em um determinado contexto.
Devemos sempre considerar que o planeta é composto por muitos ecossistemas e ambientes diversos, com características próprias. E por isto não existe a possibilidade de uma padronização total dos estudos de impacto ambiental, além da definição metodológica da forma que devem ser realizados.
Dr. Roberto Naime, colunista do Ecodebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.EcoDebate
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres