VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Arquitetura com bambu

Ao contrário das árvores rígidas, o bambu se renova facilmente e, portanto, é um recurso mais sustentável do que muitos tipos de madeira. (wallpaper4me.com)

O bambu está se tornando um item doméstico comum para muitas pessoas. Ao contrário das árvores rígidas, ele se renova facilmente e, portanto, é um recurso mais sustentável do que muitos tipos de madeira. A planta é usada em tudo, desde tapumes a pisos e uma gama de aplicativos entre os dois.
A seguir estão três exemplos de arquitetura de bambu que foram provados para suportar os elementos, mais do que qualquer outro tipo de construção:

- Muitos arquitetos constróem casas com este material ou com armações em bambu preenchidas com barro, como é o caso do arquiteto Simón Vélez. A “casa de baixo custo”, construída por ele, está localizada na Colômbia, é extremamente forte e resistente ao sismo. Além de ser barata ainda fornece muitas proteções e benefícios porque é desenhada de forma eficaz. O arquiteto também fez outras estruturas como o Museu no México, uma Igreja privada em Cartagena, Colombia dentre outras.

- Móveis de bambu são outros exemplo de arquitetura. Enquanto o mobiliário em geral não é considerado parte da arquitetura por si só, é muito criativo e original quando ele é criado com bambu. Muitos arquitetos utilizam o bambu para fazer cadeiras, mesas e outros móveis, tirando proveito de sua robustez e a disponibilidade na natureza.

Estes são apenas três exemplos de como o bambu pode ser utilizado na arquitetura. Existem muitas outras aplicações deste material, inclusive em construção comerciais, telhados de casas e até mesmo em andaimes temporários para um projeto de construção. O bambu oferece muitos benefícios diferentes, mas é usado principalmente porque é de baixo custo, flexível, durável e muito mais sustentável do que outros materiais. Qualquer pessoa pode fazer uso do bambu, incluindo elementos básicos como a instalação de cortinas ou telhados, em uma casa.

Como esse material continua a se tornar cada vez mais popular ao longo do tempo, espera-se que em breve mais pessoas o utilizem para criar estruturas ou produtos de acordo com suas próprias razões pessoais.

Os arquitetos estão sempre procurando a próxima grande construção. Enquanto o bambu tem sido utilizado nos países asiáticos há anos, o mundo ocidental está apenas começando a apreciar esse material.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683