VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Irrigação em hortaliças já é necessária

Ana Ávila

Falta de chuva reduz armazenamento de água no solo, que já chega a 20% da capacidade total em algumas regiões.

A primeira semana de junho manteve o padrão do mês anterior. As frentes frias passaram com pouca atividade chuvosa no litoral e sem provocar chuva no interior. Uma massa de ar seco e frio predominou durante a semana e, no sábado, outra massa de ar de origem polar intensificou ainda mais o frio sobre o Estado.

Não chove desde o fim de maio e a umidade média do solo no Estado está em queda, atingindo os 30% do armazenamento máximo nesta última semana. Os locais mais críticos são Votuporanga, Barretos, Itapeva e Ilha Solteira e a umidade do solo está em 20% do total máximo.

Nessas localidades, a irrigação é necessária em cultivos de frutas, legumes e hortaliças. A queda na temperatura nas últimas quatro semanas vem aumentando a produtividade e melhorando a qualidade desses produtos.

Laranja. Nos pomares de laranja de Itápolis, Matão e Araraquara, a colheita segue em ritmo acelerado e a elevação da amplitude térmica diária favorece a formação de frutos de boa qualidade, facilitando o mercado do produto in natura e o processamento industrial.

Em Atibaia, Jundiaí e Louveira, os vitivinicultures aproveitam o tempo seco para a colheita da uva. Os produtores que trabalham com o sistema de dupla poda colhem parte de sua produção agora na entressafra e aproveitam os bons preços da fruta. Além do mais, o tempo seco garante frutos de boa qualidade e durabilidade.

Os produtores de morango de Monte Alegre, Jarinu e Atibaia também estão satisfeitos com a safra. Aproveitam o tempo seco para intensificar os trabalhos de colheita e aproveitar os melhores preços do início da safra. Com a diminuição da temperatura desde o começo de maio, a maturação dos frutos segue ritmo mais lento, entretanto os frutos estão maiores e com melhor qualidade.

Batata. Começa também a da colheita da batata em Vargem Grande do Sul, onde os produtores esperam uma excelente safra com o cultivo irrigado do tubérculo.

O clima favorece a colheita do feijão de segunda safra em Itapetininga, Avaré, Capão Bonito e Assis. Quem produz com auxílio de irrigação está finalizando o plantio e realizando os tratos culturais da terceira safra e os preços estão em alta, um incentivo a mais para os agricultores.

Em Divinolândia, os produtores de cebola estão em plena atividade de colheita que deve se estender até o mês que vem. A chuva em excesso durante os meses de março e abril prejudicou o desenvolvimento dos bulbos em algumas propriedades. Entretanto, a produtividade deve ser boa, semelhante à do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683