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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Inhapim - Mais de dois mil alunos na abertura da semana do meio ambiente

Mais de dois mil alunos na abertura da Semana do Meio Ambiente em Inhapim

Conscientizar a população sobre a necessidade da preservação ambiental, de resgatar as fontes de recursos naturais do Planeta e envolver todos os setores da Prefeitura Municipal de Inhapim no conceito da Semana de Ações Integradas – projeto implementado pelo atual governo de execução integrada entre todos os departamentos e secretarias da administração como forma de dinamizar os serviços.
Este foi o principal objetivo da passeata que reuniu mais de duas mil pessoas nesta sexta-feira, dia 3, e percorreu toda a região central do município por ocasião da Semana do Meio Ambiente. Segundo a secretária municipal de Educação, Leilamar Pires, participaram, ao todo, do evento 22 escolas da rede pública, dentre estaduais e municipais.
“Mais do que alertar para os problemas pelos quais atravessa, atualmente, o meio ambiente, este evento serve, sobretudo, para despertar na população a necessidade de nos refletirmos sobre a urgência em preservarmos nossas fontes de recursos naturais, que estão se esgotando”, alerta a secretária.
A população aprovou a iniciativa. Para Juliana de Almeida, que assistia à passeata da porta da empresa onde trabalha, no centro da cidade, “tudo o que for feito pela preservação da natureza e pela consciência coletiva de que precisamos deixar nossas riquezas naturais para as futuras gerações, é sempre uma iniciativa exemplar e que merece o reconhecimento público”.


Na opinião de Júlio César Damasceno, auxiliar administrativo e que também assistia ao evento da Rua Osvaldo Silva Araújo, “o atual governo, em Inhapim, tem implementado ações que visam o bem estar coletivo; as politicagens de antigamente foram deixadas de lado e os serviços têm se baseado em atender as prioridades da população, principalmente, nas questões ambientais”.


O prefeito Grimaldo Bicalho (PMDB), que participou de todo o percurso da passeata, acompanhado do assessor César Augusto Torres, estava muito entusiasmado com a organização das escolas. “As fantasias, as músicas, os cartazes e o envolvimento dos alunos e das professoras nos serve como uma motivação a mais para desenvolvermos um governo que se foca na coletividade e nas questões importantes de uma sociedade mais justa e solidária, e nisso se inclui o meio ambiente, que precisa muito de nossa ajuda”, disse.

Ainda segundo o prefeito, o objetivo da passeata é estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo. “São eventos assim que fazem a sociedade refletir sobre a importância de um ambiente sustentável e saudável, que garanta a vida do Planeta”.

Inhapim é uma das poucas cidades de Minas Gerais, onde o governo municipal já formatou, efetivamente, um projeto de implementar a Educação Ambiental nas escolas “Projeto Eco Futuro” – iniciativa desenvolvida pela atual administração (2009-2012) e que até já rendeu menção positiva do secretário de Estado de Meio Ambiente, Adriano Magalhães Chaves. Ele afirmou durante o 28º Congresso Mineiro de Municípios, realizado em Belo Horizonte, mês passado, que é objetivo do governador Antonio Anastasia consolidar a Educação Ambiental como disciplina curricular nas escolas mineiras, “estando Inhapim, portanto, a um passo à frente nessa questão”.
“Nossa metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa, em que ele seja capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades”, explica a secretária de Educação.


O estudo da Educação Ambiental, ainda de acordo com ela, visa trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar a pensar propostas de intervenção na realidade do município. “A disciplina servirá como elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente”, conclui.

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César Torres

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