VOCE É NOSSO VISITANTE N°

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Está em construção uma nova visão?

Poluição, desmatamento e a perda da biodiversidade são problemas decorrentes de um jeito de viver, da forma de desenvolvimento e dos padrões de consumo que adotamos, que pena! Soma-se a isso a grande quantidade de pessoas no mundo, cada uma produzindo impactos sobre a Terra.

A preocupação com esse cenário acompanha muitos que conheço e a própria humanidade há décadas, e a problemática socioambiental está em pauta – no cotidiano, na educação, nos jornais, nas políticas públicas.

Já faz tempo, foi em 1983, que a Assembléia Geral da ONU criou uma comissão para inovar com propostas para harmonizar as questões de meio ambiente e desenvolvimento. O resultado dos trabalhos desta comissão foram apresentados em 1987 com o lançamento do “Nosso Futuro Comum” (Relatório Brundtland). Apontava ali, para a incompatibilidade entre o desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e de consumo vigentes.

Participei da Rio-92 (Eco 92) realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Compareceram delegações de 175 países. Após a Conferência foi construído um conjunto de princípios e compromissos assumidos pelos países, como as convenções, sobre Mudança do Clima, Biodiversidade, uma Declaração sobre Florestas. A Conferência aprovou também documentos de objetivos mais abrangentes e de natureza mais política: a Declaração do Rio e a Agenda 21. Todos endossam o conceito fundamental de desenvolvimento sustentável.

A Rio-92 contou com a participação de inúmeros representantes da sociedade civil de todo o Planeta e como resultado gerou outro importante documento: o “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”, na qual a educação para a sustentabilidade foi revelada na época com muito entusiasmo.

Estados, municípios e comunidades foram estimulados e muitos desenvolveram suas Agendas 21 Nacionais, Regionais e Locais.

Foi assim que raiou na década de 1990, o desenvolvimento sustentável, transmitindo a todos nós uma imagem positiva de engajamento para o desenvolvimento social e ambiental. E que com o passar dos anos se cunhou esse termo hoje tão usado e apropriado, a sustentabilidade.

Sou testemunha que o ambientalismo brasileiro permitiu que o campo da sustentabilidade se desenvolvesse possibilitando que num país com diferenças sociais, incremente-se a sustentabilidade social, além da sustentabilidade ambiental.

Está em construção uma nova visão?

Mudanças no Código Florestal, índices de desmatamento aumentando no Centro-Oeste, violência no campo contra pessoas que lutam a favor da terra e pelo meio ambiente (Pará e Roraima) e outros acontecimentos não asseguram a sustentabilidade.

Hoje há um entendimento da sociedade de que a sustentabilidade deve se aplicar a qualquer empreendimento, ser humano, país e família. A regra é clara: para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta. Um conceito sistêmico, que conecta e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade em continuidade com essas vertentes e em equilíbrio ao longo do tempo.

Mas, temos muito ainda por fazer, para que retrocessos não interrompam todos os esforços dessa historia.

Imbuídos de criatividade e inovação, o entendimento tem que se transformar em atitude e atividades que de fato transformem a cultura, o jeito de construir, de fazer negócio, de comprar, de separar os resíduos, enfim um jeito diferente de viver.

Patricia Otero é fundadora do Instituto 5 Elementos. Formada em Pedagogia, especialista em Meio Ambiente; em Mídias Interativas e Práticas Pedagógicas, fez Curso de Redes Sociais e Inteligência Coletiva. E membro da rede Lead-Leadership for Environmental and Development. Ambientalista desde 1987. Atualmente é Secretária Municipal de Meio Ambiente em Itu (SP); elo da REPEA; Conselheira do COMDEMA-Itu e Membro do CBH - Sorocaba Médio Tietê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683