VOCE É NOSSO VISITANTE N°

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Palha da cana pode gerar 1,5 mi de MWh

Agrolink

Índice seria suficiente para abastecer uma cidade como Ribeirão Preto por nove meses, segundo especialistas do setor.

A palha da cana-de-açúcar acumulada pelos canaviais da região poderia gerar energia suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Ribeirão Preto por nove meses.

O cálculo foi feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente com base na quantidade de palha deixada nos campos a cada safra.

Segundo os dados dos técnicos da secretaria, por ano são 3,15 milhões de toneladas do produto espalhados por 250 mil hectares - ou 12,6 toneladas por hectare.

Transformada em energia por meio da queima, essa palha de cana-de-açúcar seria capaz de gerar 1,568 milhão de megawatts-hora, o suficiente para abastecer a cidade, segundo cálculo da CPFL.

“É uma produção de energia renovável, limpa e que pode contribuir com o faturamento das usinas’’, afirmou o coordenador da secretaria, Ricardo Viegas.

Porém, a queima da palha da cana para produção de energia ainda é pouco utilizada pelas usinas de açúcar e etanol na região.
Proteção para o solo

Um dos motivos é que as usinas usam a palha como proteção para o solo dos canaviais. Apesar disso, há incentivo para a produção de energia com a palha.

O processo mais utilizado e que ainda engatinha é a queima do bagaço da cana. Das 432 usinas no Brasil, 100 tem cogeração de energia por meio do bagaço.

O assunto foi debatido durante a semana na segunda edição do Ethanol Summit, evento do setor organizado pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683