O jovem britânico Owen Louis, de apenas 21 anos, usou princípios da química e física para desenvolver um carregador natural de iPod. (Imagem:Divulgação
O jovem britânico Owen Louis, de apenas 21 anos, usou princípios da química e física para desenvolver um carregador natural de iPod. A ideia é simples e pelo que aparece no vídeo publicado por ele na internet ela realmente funciona.
Para seguir o exemplo dele basta ter em mãos uma cebola, uma bebida isotônica e uma chave de fenda estrela. Faça dois furos profundos na cebola, um de cada lado. A seguir coloque em um frasco, uma medida de dois copos do isotônico e imirja a cebola na solução, atentando-se para que os furos fiquem cobertos pelo líquido, assim o processo será mais rápido.
Espere até que o nível do líquido baixe pela metade, deve levar cerca de 30 minutos, isso já será o suficiente para carregar o dispositivo. Retire a cebola, seque suavemente em uma toalha e pronto. Basta plugar o cabo em seu Ipod e a saída USB na cebola.
O princípio é simples, os eletrólitos da bebida quebram as células individuais da cebola e este processo libera excesso de energia como a eletricidade.
Alguns pesquisadores dividem a opinião quanto veracidade do experimento. Para o físico Phil Stubbles, do St. Vincent College em Gosport, Hampshire, o experimento é real e tem muito fundamento. Segundo ele, praticamente todos os vegetais podem carregar um iPod, porque sofrem reações ao mesclarem-se com as bebidas energizantes. Porém, Jon Edwards, professor do Royal Society of Chemistry, duvida que o vídeo feito pelo jovem britânico seja real. Para ele “a ciência por trás da idéia não é ruim - você pode gerar corrente elétrica com vegetais - mas o vídeo é uma farsa”. Confira o vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres